Maceió: obras chegam a 13 encostas após ampliação do plano de contenção e proteção das áreas

Publicado em 02/09/2023, às 10h05
Jonathan Lins/Secom Maceió
Jonathan Lins/Secom Maceió

Por Secom Maceió

O maior plano de contenção e proteção de encostas já realizado em Maceió segue com obras a todo vapor por regiões de toda a capital. Distribuído entre obras definitivas e de proteção de áreas de risco, a iniciativa, executada pela Prefeitura de Maceió, já chegou em 13 encostas.

No Conjunto Morada dos Palmares, localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta da capital, a obra entra em sua reta final com mais de 90% de sua execução concluída. Já na região de Chã de Bebedouro, que conta com dois pontos de obras, 76% do serviço já foi executado, garantindo mais tranquilidade para quem vive por ali. As duas intervenções recebem contenção definitiva com uso de mais de uma tecnologia.

Moradores da Travessa Campo Alegre, no Reginaldo, bairro Poço, já celebram os avanços da obra de contenção definitiva que segue em ritmo acelerado. Elias Batista, antigo morador da região, contou que a intervenção já traz um alívio, a quem perdia noites de sono em períodos de fortes chuvas.

“A comunidade está muito satisfeita! O que está sendo realizado aqui é uma obra de primeiro mundo e nós agradecemos muito pelo que vem sendo feito aqui. Nós sofríamos preocupados com os desabamentos das barreiras no período de chuva e essa ação traz um pouco mais de conforto para a gente”, frisou o morador.

Além destas localidades, também recebem contenções definitivas encostas nas grota da Alegria, no Benedito Bentes, e da Macaxeira, no Jacintinho.

Paralelamente, outros locais recebem ações de proteção, com aplicação de geocomposto em PVC, uma tecnologia duradoura que garante uma proteção em larga escala de encostas de menor dimensão e declividade.

A engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Alicia Carolina, explicou o funcionamento da tecnologia que tem sido utilizada em diversas localidades.

“A aplicação de geocomposto em PVC, além de levar mais segurança aos moradores de áreas de risco, evita que futuramente seja necessária uma intervenção ainda maior, mais cara e mais demorada e garante que nós possamos alcançar mais pontos de encostas num intervalo menor de tempo, promovendo melhores condições de vida a mais pessoas e mais regiões”, afirmou Alicia.

Em poucos meses, seis encostas já receberam a tecnologia de proteção. Distribuídas nos bairros de Cruz das Almas, Fernão Velho e na Avenida Leste-Oeste, as obras já foram concluídas e os efeitos positivos já podem ser observados nos dias em que há um grande volume de chuvas, não havendo qualquer registro de deslizamento de massa desde então.

Atualmente, a ladeira da Chã da Jaqueira também recebe os serviços de proteção de encostas com geocomposto e quem mora na região já consegue sentir o alívio de ver o local, recebendo intervenção após anos de abandono.

“Cheguei aqui na Jaqueira com 8 anos, hoje tenho 65 anos e sempre vivemos aqui com medo de acontecer um acidente grande nessa encosta e essa obra está sendo muito bem-vinda por todos nós”, revelou Maria da Silva, moradora do bairro.

Gostou? Compartilhe