Com mais de um milhão de habitantes, Maceió possui 345.031 residências que pagam conta de luz. Deste número, 99.694 famílias, isto é 28,89% dos usuários, foram contemplados com a isenção da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), de acordo com o último dado recebido pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima).
LEIA TAMBÉM
Segundo o prefeito Rui Palmeira, a isenção beneficia a parcela da sociedade que mais precisa.“Ao longo deste ano, a média tem se mantido sempre próximo de 100 mil famílias beneficiadas com a isenção. Vivemos uma crise econômica no Brasil, com um alto número de desempregados, então todo dinheiro que é poupado vai ajudar nas despesas de casa”, destacou Palmeira.
A taxa de isentos referentes ao mês de junho ainda não foi divulgada, mas a de maio foi superior a abril, quando 27,74% dos usuários ficaram isentos do pagamento da taxa. “Atualmente, o número de famílias isentas representa quase um terço da população de Maceió. Número bastante expressivo, mas que não quer dizer que o restante da população paga a mais. Qualquer um pode receber a isenção, sem cadastro, o desconto é automático para quem consome até 60 Kw”, explicou o prefeito.
Com a Cosip, a Prefeitura garante a manutenção e a instalação de luminárias na áreas de convívio coletivo. A cidade já conta com mais de 71 mil luminárias instaladas nos 52 bairros, incluindo as vias de acesso. Neste ano, equipes da Sima já realizaram manutenções em diversas partes da cidade, como os bairros Centro, Cidade Universitária, Farol, Cruz das Almas, Pontal da Barra e na região da orla.
“As ações seguem para outros bairros, conforme a programação criada pela Sima e as demandas dos canais de atendimento. A população pode solicitar os serviços pelos canais da Superintendência, como o Disque Luz (0800 031 9055, com ligação gratuita de telefone fixo ou orelhão), portal da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/<wbr />disqueluz) ou pelo aplicativo Cidade Iluminada”, detalhou o prefeito Rui Palmeira.
LEIA MAIS
+Lidas