Maceió disponibiliza 15 postos de saúde para inserção gratuita de DIU

Publicado em 25/03/2025, às 10h29
Método tem 99% de eficácia. - Foto: Ascom Saúde
Método tem 99% de eficácia. - Foto: Ascom Saúde

Por Secom Maceió

Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) o Dispositivo Intrauterino (DIU) é considerado um dos métodos contraceptivos que possui 99% de eficácia no controle da taxa de natalidade. O procedimento para inserção da pequena peça é realizado em 10 minutos, e pode ser realizado por médicos ou enfermeiras especializadas e possui validade de 10 anos.

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibiliza serviços de inserção de DIU gratuitamente em 15 Unidades de Saúde e no programa Saúde da Gente, com o intuito de proporcionar segurança no planejamento familiar da população. De acordo com a Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, até 2024 foram realizados 355 procedimentos.

Mulheres interessadas em inserir DIU podem procurar atendimento médico nas Unidades de Referência que realizam o procedimento. A partir disso, é realizada uma avaliação com profissional da Atenção Primária, que passará orientações sobre os benefícios e efeitos colaterais. Após a triagem para a introdução, exames preventivos são solicitados para confirmar se a mulher está apta.

Suzângela Mendonça, coordenadora Técnica de Atenção à Saúde da Mulher esclarece o fluxo de atendimento. “Se faz necessário à realização dos exames essenciais para avaliar o tamanho do útero, descartar gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. A UBS realiza todo o acompanhamento e até 15 dias após a inserção é solicitada a ultrassonografia pélvica para confirmar a posição do aparelho”, explica.

São solicitados exames como ultrassonografia pélvica, colpocitologia oncótica, cultura de secreção vaginal e beta-HCG. A paciente deve estar ciente dos riscos e benefícios, por isso, ela assina o termo de consentimento livre e os exames devem estar no padrão de normalidade.

Onde realizar os procedimentos?

Interessadas em obter o DIU, devem procurar uma dessas unidades munidas de documento de identificação, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Pam Salgadinho ( Poço) - Osvaldo Brandão (Ponta da Terra) - UBS Roland Simon (Vergel) - USF José Bernardes (Rio Novo) - Geraldo Melo (Bom Parto) - USF João Sampaio ( João Sampaio) - Paulo Leal (Feitosa) - Novo Mundo (Novo Mundo) - URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) - Frei Damião (Benedito Bentes) - Dídimo Otto Kummer/Carminha (Benedito Bentes) - UDA UFAL (Cidade Universitária) - Walter de Moura (Santa Amélia) - USF Vereador Sérgio Quintella (Santa Lúcia) - UBS Pimentel - Amorim (Benedito Bentes) e Saúde da Gente.

Gostou? Compartilhe