Maceió discute meio ambiente e mobilidade urbana na próxima quarta (9)

Publicado em 08/11/2016, às 10h31

Por Redação

Autoridades, pesquisadores, especialistas e interessados se reúnem nesta quarta-feira (9), no auditório da Universidade Tiradentes/Maceió - Campus Cruz das Almas, para discutir a relação entre meio ambiente e mobilidade urbana na capital de Alagoas.

O debate ocorre dentro da programação da Semana de Pesquisa da Unit. Dois pesquisadores, Ajibola Isaú Badirú e Diego Freitas, vão discutir essa relação sob a ótica da sustentabilidade e da mobilidade urbana, enquanto o engenheiro de transportes Carlos Batinga, superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, fará uma exposição sobre fazer isso na prática.

Ajíbola é arquiteto e pós-doutor pela Universidade Federal de Sergipe. Professor de pós-graduação do Centro Universitário Tiradentes/UNIT, ele desenvolve pesquisas sobre o tema Ecologia da Paisagem Urbana e Diagnóstico Socioambiental. Diego é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos e atua como pesquisador associado na área de sustentabilidade e professor da Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes.

Carlos Batinga é engenheiro civil com especialização em Engenharia de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Na gestão pública, atuou como gestor de mobilidade urbana em Salvador, Natal e João Pessoa.
Pesquisa - Além deles, o superintendente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordestes (Fetronor), Eiblyng Menegazzo, apresentará os resultados de uma pesquisa inédita sobre a emissão de poluentes pela frota de ônibus de Maceió.

O estudo foi realizado a partir dos dados doPrograma Despoluir, que avalia mensalmente a emissão de poluentes pelos ônibus urbanos, metropolitanos, intermunicipais e rodoviários nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.“Nossos técnicos realizam verificações periódicas em Maceió, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Natal e Mossoró e nós acompanhamos o desempenho de cada ônibus quanto à emissão de poluentes”, revela Eiblyng.

Nos últimos dois anos, o Despoluir realizou mais de 15 mil avaliações na frota de ônibus urbano, metropolitano e rodoviário de Alagoas, que reúne hoje 825 veículos. Nos outros três estados onde o programa atua são mais 6.500 ônibus.

“O que posso adiantar é que dá para perceber uma redução significativa nas emissões de poluentes pelos ônibus que circulam nesses estados, sobretudo, pela melhoria da manutenção dos veículos, feita pelas empresas com orientação dos relatórios do Despoluir”, conclui Eiblyng Menegazzo.

O programa Despoluir é desenvolvido em todo país pela Confederação Nacional do Transporte e, no caso de Maceió, gerido pela Fetronor com o apoio  do SINTURB-MAC e do SINTRAN-AL.

Gostou? Compartilhe