Maceió

Maceió começa a aplicar novo imunizante para combater subvariante da Covid-19

Vacina está atualizada para combater subvariante Ômicron XBB 1.5, a cepa predominante no momento; entenda os esquemas de vacinação e grupos prioritários

Secom Maceió | 17/07/24 - 15h36
Ascom SMS

O município de Maceió começou a aplicar um novo imunizante para combater a subvariante Ômicron XBB 1.5, da fabricante Moderna (SpikeVax). A aplicação da vacina é indicada às crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, pessoas a partir de 5 anos que nunca tenham se vacinado e como reforço para as pessoas que pertencem aos grupos prioritários.

O novo imunizante teve o registro definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi introduzido em todo o país pelo Ministério da Saúde (MS) na estratégia de vacinação contra a Covid-19.

O principal objetivo da vacinação contra a Covid-19 e da atualização do esquema vacinal com a nova dose é reduzir casos graves e óbitos pela doença nos grupos mais vulneráveis, sendo importante que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários busquem a unidade de saúde de referência mais próxima para atualizar o esquema vacinal.

Apesar de ser uma nova vacina, não há alterações no público-alvo a ser imunizado, devendo comparecer para atualizar a situação vacinal contra a Covid-19:

Vacinação de rotina:

- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, com as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação de Rotina.

Reforço a cada 6 meses:

- Gestantes;

- Mulheres até 45 dias pós-parto;

- Imunocomprometidos;

- Idosos com 60 anos ou mais.

Reforço anual (a cada 12 meses):

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Pessoas com comorbidades;

- Pessoas em situação de rua;

- Funcionários do sistema prisional.

Os grupos mencionados acima, e que ainda não receberam a vacina Covid-19 monovalente XBB (Moderna) neste ano, devem comparecer a um dos locais de vacinação levando a caderneta ou o cartão de vacina para ser verificado e atualizado, e um documento de identificação.

Como funciona a administração da vacina

Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina complementa o esquema de três doses ou será administrada como reforço três meses após a terceira dose nas crianças que já tiverem as três doses.

Já para as pessoas dos grupos prioritários a partir de 5 anos de idade, será administrado um reforço três meses após a última dose da vacina Covid-19 recebida e será aprazado o próximo reforço para 6 meses ou 12 meses após, conforme o intervalo para o grupo prioritário a que pertence.

Os grupos prioritários necessitam apresentar a comprovação no ato da vacinação, exceto gestantes, pessoas com deficiência e população em situação de rua, as quais irão preencher uma autodeclaração no local. Clique aqui e confira a descrição das comorbidades inclusas.

Pessoas com 5 anos ou mais que não pertencem a nenhum grupo prioritário e nunca foram vacinadas, podem tomar uma dose única da vacina monovalente XBB (Moderna). Pessoas a partir de 5 anos que não fazem parte dos grupos prioritários e já receberam alguma dose da vacina Covid-19 anteriormente não estão incluídas para a vacinação nesse momento, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.