Maceió 200 anos: prefeito Rui Palmeira lança Programa Ação nas Grotas

Publicado em 04/12/2015, às 16h29
Imagem Maceió 200 anos: prefeito Rui Palmeira lança Programa Ação nas Grotas

Por Redação

Lançamento do programa integra comemoração do bicentenário da cidade (Crédito: Secom Maceió)

Lançamento do programa integra comemoração do bicentenário da cidade (Crédito: Secom Maceió)

Seu Cícero Félix mora na Grota do Estrondo, na Pitanguinha, há 35 anos. Ele relata que nunca tinha visto sua comunidade receber tanta atenção e respeito da gestão municipal. “Não é a primeira vez que recebemos ações da gestão Rui Palmeira. Já tivemos mutirões de limpeza aqui. Agora com essas obras, a comunidade está muito alegre porque a Prefeitura tem mostrado zelo. O prefeito conheceu e atendeu nossa necessidade”, comemorou.


Prefeito Rui Palmeira assinou ordem de serviço para obras em grotas. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió


A Grota do Estrondo é a primeira localidade beneficiada pelo Programa Ação nas Grotas, lançado nesta sexta-feira (04) pelo prefeito Rui Palmeira. “Vamos investir aproximadamente R$10 milhões nas grotas em obras de contenção de encostas, melhorias na iluminação e na infraestrutura em geral como pontilhões e escadarias. Agora no Verão, vamos realizar obras que vão, definitivamente, prevenir possíveis desastres no período de chuva”, explicou Rui antecipando que o próximo ponto beneficiado será o Jacintinho.

“Temos R$ 6,5 milhões em recursos federais. Esse recurso foi obtido há um tempo pelo senador Benedito de Lira no Ministério das Cidades. A outra parte são recursos do município. Hoje, inclusive o ministro da Integração, Gilberto Occhi, veio pessoalmente conferir esse início de obras, mas já solicitamos a ele mais recursos para investir em outras áreas de Maceió. São serviços importantes, pensando na segurança de milhares de maceioenses que moram em áreas de risco da capital”, explicou Rui.

Grota do Estrondo será beneficiada. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Grota do Estrondo será beneficiada. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió


O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, também esteve na Grota do Estrondo. “Vamos contemplar as grotas com manutenção e urbanização, levando a segurança e a qualidade de vida. Trata-se de um recurso que foi recuperado pela gestão e hoje está sendo bem aplicado, com a construtora pronta iniciar os serviços. Sabemos que há um longo caminho a percorrer, mas estamos avançando. Estamos aqui com as secretarias integradas e a Prefeitura dialogando com a população e com o Movimento de Humanização das Grotas demonstrando a preocupação da Prefeitura de Maceió com as pessoas que vivem nessas áreas”, afirmou.

Gilberto Occhi, ministro da Integração Nacional assegurou o apoio à ação. “Há cerca de 15 dias recebi o senador Benedito Lira e o prefeito Rui Palmeira em Brasília discutindo vários assuntos. O prefeito levou o pleito de proteger as grotas, estamos analisando,  mas quero afirmar que o Ministério da Integração vai apoiar a cidade de Maceió, principalmente para proteger essas famílias que vivem em encostas”, frisou.

“Maceió está aniversariando e temos que tratar com carinho e, acima de tudo, com trabalho. Já havia proposto um projeto globalizado para as grotas de Maceió, para a gestão municipal passada, mas o projeto nunca chegou. Quando presidi a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e tive a oportunidade de alocar recursos para cidades que têm vocação turística como Maceió e a gestão Rui Palmeira entendeu que era melhor destinar esses recursos para dar dignidade a pessoas que vivem nessas regiões carentes”, relatou o senador Benedito de Lira.

Quem também acompanhou o lançamento foi o secretário de Habitação Mac Lira. Além dele, o vereador líder do Governo na Câmara, Eduardo Canuto e Guilherme Soares como também lideranças comunitárias. Os moradores da Grota do Estrondo também fizeram questão de acompanhar o evento que marca o início de um novo tempo para eles. “Para se ter uma ideia, uma das pontes que será construída vai substituir a que é feita de tábua, não tem segurança e balança quando a gente passa por cima, colocando em risco as centenas de crianças que precisam passar por ela todo dia para ir estudar”, relatou Cícero Félix.

Ações integradas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) executará parte dos serviços. “A determinação do prefeito Rui Palmeira é beneficiar o máximo de comunidades. Temos projetos prontos e licitados para a Grota do Estrondo, Piabas e Bolão e vamos avançar com responsabilidade, transparência e muito trabalho”, explicou o gestor da Seminfra, Roberto Fernandes.

O coordenador da Defesa Civil, Dinário Lemos, que atua continuamente nas áreas de risco, destacou a relevância do Programa. “A Comdec conhece as demandas da comunidade já que trabalha diretamente com essa população auxiliando o poder público. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, já realiza um trabalho permanente em áreas como esta, mas agora, com os recursos garantidos pela gestão, iremos ampliar ainda mais essa ação. Serão obras complexas, alguns pontos são de difícil acesso, mas certamente vai melhorar significativamente a vida da população”, disse Lemos.

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) vem atuando nesta área e já realizou obras no Pau D’Arco, Canaã, Ouro Preto e Bom Parto. “Além de qualificar a estrutura das grotas, a Prefeitura também vai trabalhar para preservar as áreas verdes remanescentes no entorno. As grotas são áreas que eram de proteção permanente, mas há décadas foram ocupadas indevidamente. Atualmente, são muitas habitações, mas ainda há vegetação. A meta da gestão, além de melhorar as condições de vida humana, é trabalhar para proteger o meio ambiente”, enfatizou o secretário David Maia.

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) também levará melhorias às grotas alcançadas pelo Programa. “Vamos recuperar a iluminação nessas áreas em becos, escadarias, pontilhões e, no caso da Grota do Estrondo, vamos iluminar a área de lazer. Não será um trabalho simples. Precisaremos, por exemplo, implantar postes e levar rede elétrica em alguns pontos e também solicitar à Eletrobrás um balanceamento de rede, já que aqui em baixo as quedas de energia são frequentes, mas o nosso foco é no resultado, nas melhorias para a comunidade”, afirmou.



Fonte: Secom Maceió


Gostou? Compartilhe