Lula discursa pela primeira vez como presidente eleito

Publicado em 30/10/2022, às 21h19
Foto: Redes socias
Foto: Redes socias

Por UOL

No primeiro pronunciamento após ser eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória sobre o adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ressaltou a própria trajetória, e disse que o compromisso mais urgente do seu governo será o combate à fome.

Eu me considero um cidadão que teve um processo de ressureição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo, e eu estou aqui para governar esse país.

O presidente eleito também afirmou que não derrotou apenas Bolsonaro, mas "a máquina do Estado brasileiro colocada a serviço de um candidato". "A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação", declarou.

Lula foi eleito hoje com 50,9% dos votos, ante 49,10% do adversário. O petista é o primeiro a ser eleito presidente da República pelo voto direto três vezes —antes, venceu em 2002 e 2006. Rodrigues Alves (1902 e 1918), Fernando Henrique Cardoso (1994 e 1998) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) venceram duas vezes —Getúlio Vargas foi eleito indiretamente em 1934 e pelo voto direto em 1950.

Foto: Ricardo Stuckert

Lula chegou ao hotel, na região da Paulista, por volta das 20h30. Ele acompanhou a apuração em sua casa, na zona oeste da capital, com a esposa Janja da Silva. Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, e outros coordenadores da campanha acompanharam no local, em uma sala no subsolo.

O clima era de festa desde as 18h45, quando o petista virou a apuração sobre Bolsonaro. Com o placar estivesse apertado, outros membros da campanha, como o marqueteiro Sidônio Palmeira, foram chegando aos poucos, à medida que o resultado se solidificava.

Lula e Janja subiram ao palco visivelmente emocionados. Nas primeiras palavras, agradeceu a Deus e às senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). As duas embarcaram na campanha no segundo turno e foram peças-chave entre conservadores e evangélicos.

Gostou? Compartilhe