por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
A Fiat acaba lançar mais uma novidade para o seu ícone mundial: a linha 2014 do Fiat 500 chega ao mercado brasileiro com o primeiro motor MultiAir Flex.
O novo motor MultiAir 1.4 16V Flex equipa as versões Sport Air e Cabrio Air do Fiat 500 foi desenvolvido e calibrado pela equipe de Engenharia Powertrain da Fiat em Betim, Minas Gerais. O propulsor, agora capaz de queimar também etanol, alia o prazer de dirigir, desempenho e economia de combustível.
O grande desafio para o desenvolvimento deste motor bicombustível foi o aumento da taxa de compressão que cresceu em 8% e a nova abordagem em relação à admissão do ar, controlada eletronicamente através das válvulas de admissão, uma tecnologia diferenciada do MultiAir.
Técnicas computacionais de softwares de calibração e, principalmente de análise de combustão permitiram uma perfeita calibração de injetores e curva de ignição, para qualquer relação de combustível entre a gasolina brasileira e o etanol puro.
Com a taxa de compressão mais alta para otimizar também a queima do etanol,foram necessárias mudanças em alguns componentes, como modernos pistões de baixo atrito e novas bronzinas.Com todas as alterações para se tornar flex, o Fiat 500 SportAir chega aos 105 cavalos de potência com gasolina e 107 cavalos de potencia quando alimentado com etanol.
O novo motor Flex do Fiat 500 pode receber tanto câmbio manual de 5 marchas como o câmbio automático seqüencial de 6 marchas. O câmbio automático também está com novos ajustes oferecendo ainda mais conforto e prazer de dirigir com menos consumo de combustível.
Para isso, foram otimizadas as funções: kickdow, brake assistant, sensor up-down slope, função cornering e função fast-off.
A tecnologia continua muito presente no prazer a bordo do Fiat 500. Ele traz itens como: direção elétrica dual drive, função Sport, teto solar elétrico do tipo Sky Wind, ESS, HILL HOLDER, ATÉ SETE AIR BAGS e pacote de áudio premium Alpine.
A linha 2014 do Fiat 500 está disponível em cinco versões sendo duas com motorização 1.4 EVO Flex, a Cult e Cult Dualogic e três com o novo motor MultiAir 1.4 16V FLEX, a Sport Air, a Sport Air Automático e o Cabrio Air Automático.
Acha que o novo motor vai impulsionar ainda mais as vendas do Fiat 500 no Brasil? Deixe sua opinião!
Curta também nossa página no Facebook
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas