Não é simples evitar a poluição vivendo em grandes cidades. Além de piorar a qualidade da respiração, partículas que pairam no ar também impactam negativamente em outros pontos do nosso corpo, entre eles a pele. Clínicas dermatológicas e estéticas começam então a lançar protocolos para blindar rosto e colo contra esses agressores, que estimulam o envelhecimento precoce, desidratação e inflamações.
LEIA TAMBÉM
A ciência ainda não conseguiu mapear com precisão os malefícios da poluição na pele, mas já existem boas descobertas."Com base nas evidências atuais, quatro mecanismos causam os efeitos prejudiciais: geração de radicais livres, indução de inflamação e ruptura da barreira da pele, ativação do receptor de hidrocarboneto de arila – fator que se une ao componente tóxico e o leva para dentro da célula – e alterações na microflora, micro-organismos que ajudam a superfície da pele a se manter íntegra", diz a dermatologista Daniela Neves.
Como resultado, a pele fica com menos viço e mancha facilmente. Além disso, pode haver o surgimento precoce de marcas de expressão e uma série de inflamações causadas pela obstrução dos poros, inclusive pontos com pus. Se largar tudo e viver no campo ou na praia, vale investir na higiene com mais afinco e aumentar a resistência da pele com a ajuda de tratamentos. "Nos consultórios há opções que ajudam a prevenir e recuperar o dano causado pela poluição, tais como limpezas de pele, lasers, peelings químicos, luz intensa pulsada, entre outros", diz Daniela.
Por esse caminho da purificação e melhora da resistência que despontam nos spas novidades como a Soin Anti Pollution, limpeza vigorosa da Dominique Maison de Beauté, em São Paulo. "É um tratamento de limpeza focado na despoluição da pele e em sua nutrição, e fortalece a membrana que a envolve", diz a epidermologista Lucy Anong Klintung.
"Quando a paciente chega, analisamos suas queixas e, de forma individualizada, seguimos uma linha mais extratora, retirando sujeiras da pele, ou de suplementação, com produtos e extratos que preservam o escudo e o ecossistema local, blindando a área das agressões externas", completa. Apesar de muito personalizado, o método tem em comum para todos os tipos de pele o uso do Lait Onctueux, creme de limpeza da marca francesa Joëlle Ciocco, cosmético queridinho da atriz Natalie Portman.
Para ter sucesso, a técnica precisa vir acompanhada da limpeza facial com sabonete para a região da face e colo, feita todas as noites em casa, e do uso de protetor solar. Os mais em alta no momento são os com fórmulas ricas em antioxidantes, que ajudam a pele a se proteger do efeito nocivo da poluição.
*
Peeling Nuclear
No campo da renovação celular, o peeling nuclear chega ao spa paulistano Espaço Kurma com a promessa de recuperar a pele danificada pela poluição, exposição intensa ao sol e outros agentes externos. "É um protocolo muito bom para quem está com a pele desgastada, pois é rico em vitaminas, minerais, clorofila, algas marinhas e um ativo chamado fulereno, antioxidante 57 vezes mais potente que a vitamina C. Essa combinação é capaz de desintoxicar profundamente a pele", diz a esteticista Sueli Szterling. "É como uma varredura contra a ação degradante dos radicais livres", completa.
O passo a passo inclui higienização da área tratada, esfoliação, máscara com algas marinhas, peeling químico com propriedade clareadora, antioxidante e de renovação e, para finalizar, aplicação de uma mistura de ativos antioxidantes e suavizantes.
*
Soin Anti Pollution
O que é? Limpeza para melhorar a barreira natural da pele contra a poluição. Resultados esperados: Fortalecimento e nutrição da pele. Duração: Uma hora. Quantidade de sessões: Para protocolo completo, três, com intervalo de 30 dias entre elas. Contraindicação: Pessoas que acabaram de fazer peeling, depois de queimaduras solares e após cirurgia facial. Manutenção: Uma sessão a cada três meses. Valor da sessão: R$ 750.
*
Peeling Nuclear
O que é? Protocolo antioxidante que envolve máscara hidratante e peeling suave com agentes que evitam o envelhecimento precoce e formação de manchas. Resultados esperados: Clareamento e uniformização da pele, devolução do viço e hidratação. Duração: Uma hora. Quantidade de sessões: Para protocolo completo, quatro sessões. Uma a cada sete dias. Contraindicação: Alergias aos ativos do passo a passo, gravidez e uso intenso de ácidos cosméticos no rosto. Manutenção: Mensal. Valor da sessão: R$ 250.
UOL/Folhapress
LEIA MAIS
+Lidas