Laboratório da Ufal lança desenho para ensinar sobre Área de Proteção Ambiental
Publicado em 26/06/2020, às 15h28
Por Divulgação
Durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, a equipe do Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos21), da Ufal, tem realizado várias intervenções sociais e dado seguimento aos trabalhos de divulgação científica. Uma das iniciativas é o desenho 'Mar à Vista!', pensado para educar e entreter as crianças num momento em que a população tem passado mais tempo em casa. A animação estreou nesse sábado (20), no http://youtube.com/lacos21, e terá novos episódios semanalmente, disponibilizados a partir das 10h da manhã.
Além do Mar à Vista, que está sendo publicado em série no YouTube [https://www.youtube.com/playlist?list=PLhMukTQC4u8X1ONZBoN6UUbsqSj9RSKeR], o Lacos criou um quadro para aproximar a ciência ambiental dos pequenos: o Criança com Ciência. As crianças têm suas dúvidas sobre o meio ambiente enviadas em vídeo pelos pais para o e-mail comunicaçã[email protected] e os pesquisadores de todo o país interagem com elas para esclarecer os questionamentos. Conheça:
Quem explica mais sobre as ações é a coordenadora do Lacos, a professora e doutora em Biogeografia funcional Ana Malhado. “Queremos apresentar a fauna e a flora da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil. O objetivo é inserir a consciência ambiental na pauta infantil, aproveitando o momento em que pais e filhos estão, em sua maioria, em casa. Então, as crianças são estimuladas a tirar dúvidas sobre o meio ambiente”, destaca a coordenadora.
Na descrição dos vídeos, a comunicação do Lacos21 ainda disponibiliza links para impressão de desenhos de animais e plantas para que os pequenos possam colorir e enviar para a equipe, como forma de incentivar a participação das crianças também com as suas produções pessoais.
As iniciativas contam com o apoio da Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld CCAL), do Instituto Ayni, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.