Quem já assistiu La Casa de Papel, um dos seriados mais populares da Netflix, deve lembrar da letra de “Bella Ciao”, música icônica que acompanha os personagens durante o planejamento dos roubos e a celebração quando tudo dá certo. Mas você conhece a origem de “Bella Ciao”? Por trás da canção, há um contexto de luta e resistência que reflete os acontecimentos da Itália no fim do século 19 e começo do século 20. Além disso, também tem relação com a morte, algo que os personagens da série têm bastante familiaridade.
LEIA TAMBÉM
A história por trás de “Bella Ciao”
A música italiana nasceu na Itália e era cantada pelas mulheres que trabalhavam nas plantações de arroz. Como as condições eram péssimas, a música incorporava toda a dor sentida e denunciava o baixo pagamento, além da jornada excessiva. Mesmo que pareça algo distante de La Casa de Papel, já que a série da Netflix mostra o plano de um grupo de ladrões para imprimir seu próprio dinheiro e viver uma vida de luxo, as ideias de resistência e superação conectam os dois lados.
No entanto, existe também um lado mais sombrio na letra de “Bella Ciao” cantada no seriado. O próprio nome, quando traduzido para o português, significa “Adeus, Linda” e dá a ideia de despedida, que também pode ser relacionada à morte. Essa associação pode ser vista diversas vezes ao longo das cinco temporadas. Quando a cabeça de Oslo é acertada, por exemplo, na season finale da 1ª temporada e ele morre no episódio seguinte; ou quando Berlim se sacrifica, na conclusão da segunda temporada. “Bella Ciao” sempre se faz presente, mesmo quando é um clima pesado de despedida e não de vitória.
+Lidas