Justiça determina que União proteja rios em Sergipe de petróleo em até 48 horas

Publicado em 12/10/2019, às 14h31
Divulgação/Governo de Sergipe
Divulgação/Governo de Sergipe

Por Redação com G1/SE

Após pedido do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE), a Justiça determinou que o governo federal e o Ibama implantem, num prazo de 48 horas, barreiras de proteção nos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza Barris e Real para combater o petróleo que se espalha pelo litoral nordestino desde o último mês. A decisão foi divulgada neste sábado, 12.

Segundo o site G1, a Justiça dispensou a União de fazer licitação para comprar equipamentos essenciais para o combate da substância. Já foram instalados 75 metros de barreiras de contenção no Rio Vaza-Barris, em Aracaju. Em caso de descumprimento da decisão, a multa diária é de R$ 100 mil.

Veja imagens:

(Adema)
(Adema)
(Adema)
(Adema)
(Adema)

O valor de R$ 6.873,75, estipulado para o serviço, vai ser pago pelo Estado de Sergipe, depois de um impasse com a Petrobras. O equipamento que seria enviado pela estatal não chegou e gerou um problema entre o governo estadual e a petrolífera. 

CLIQUE AQUI E VEJA A DECISÃO

No último sábado, 06, a Defesa Civil de Sergipe decretou situação de emergência após o aumento das manchas de óleo. “A decretação da situação de emergência vai possibilitar a captação de recursos junto ao governo federal para que os serviços possam ser realizados nesse momento de crise”, havia informado o diretor do órgão, Cel. Alexandre José Silva.

Gostou? Compartilhe