Justiça condena influenciador Babal Guimarães por violência contra a ex em Penedo

Publicado em 27/02/2023, às 08h44
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Por TNH1

A Justiça alagoana decidiu pela condenação de um ano e quatro meses de prisão de Emanuel Francisco dos Santos Junior, o influenciador digital conhecido como "Babal Guimarães", por crime de violência doméstica que teria sido praticada contra a ex-companheira, no ano de 2019, no município de Penedo. Babal Guimarães, que é cunhado de Carlinhos Maia, foi denunciado pela influenciadora Emily Garcia pelo mesmo tipo de crime em janeiro deste ano.

Na decisão, publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 24 de fevereiro, o juiz José Eduardo Nobre Carlos declarou o julgamento parcial procedente para condenar Babal Guimarães. "Ante o exposto, declaro extinta a punibilidade do denunciado em virtude da prescrição em relação a crime previsto no art. 147, do Código Penal (ameaça), com fundamento no art. 107, IV c/c art. 109, VI, todos do Código Penal e julgo parcialmente procedente a pretensão punitiva estatal para condenar Emanuel Francisco dos Santos Junior, nas sanções do art. 129, § 9º, do Código Penal".

O magistrado destacou que Babal Guimarães apresentou ciúme excessivo e sentimento de posse da mulher. "As circunstâncias se revelam gravosas e demonstram maior ousadia e destemor do condenado, que pulou o muro da casa da vítima, invadindo sua residência mediante escalada, bem como estava sob o efeito de bebidas alcoólicas. As consequências do crime lhe são desfavoráveis, pois a vítima está com sequelas psicológicas, realizando tratamento psicológico e não conseguiu até a presente data reconstruir sua vida".

"Não havendo causa de aumento ou diminuição da pena, fica a pena definitiva em 01 (um) ano, 04 (quatro) meses e 09 (nove) dias de detenção. O regime inicial de cumprimento da pena será o regime aberto (art. 33, §2º, alínea c, do Código Penal)", mostra a decisão. 

A defesa de Babal Guimarães informou ao TNH1 que a condenação não é definitiva e vai entrar com recurso. "A sentença de primeiro grau não é definitiva. Até que ocorra o trânsito em julgado de uma decisão, não é possível nem permitido falar em culpado. A defesa irá entrar com um recurso requerendo a reforma da sentença. Portanto não haverá cumprimento de pena nesse momento, pois não ocorreu condenação definitiva", disse a assessoria jurídica do influenciador.

Relembre o caso - O influenciador digital Babal Guimarães responde ao processo na Justiça pelo crime de violência doméstica desde 2019. A agressão teria sido praticada contra a ex-mulher dele, com quem manteve relacionamento por sete anos, no município de Penedo. O caso veio à tona em janeiro deste ano, dias após Babal ser denunciado pela esposa, a influenciadora Emily Guimarães, também por violência.

TNH1 teve acesso aos autos do processo movido pela ex-mulher de Babal após ela alegar que foi agredida e ameaçada pelo influenciador. Veja abaixo os pontos citados pela denunciante:

  • A vítima informou que Babal Guimarães pulou o muro para invadir a residência dela, situada no município de Penedo, às 6h23 do dia 8 de fevereiro de 2019, e a agrediu fisicamente e verbalmente;
  • A mulher contou que recebeu empurrões, tapa no rosto e sofreu puxões de cabelo, como também foi xingada de "vagabunda" e de "cachorra";
  • A vítima afirmou que ainda foi ameaçada. Babal Guimarães teria dito que se a vítima encontrar outro companheiro, ela "iria ver";
  • A mulher destacou que já estava separada de Babal Guimarães fazia cerca de um mês quando as agressões aconteceram na residência;
  • A vítima também disse que o denunciado havia agredido ela em outras ocasiões;
  • Ainda de acordo com o documento, a materialidade, especialmente com suporte no laudo de exame de corpo de delito e em um DVD com imagens de câmeras de segurança comprovaram a autoria do crime.

Após o inquérito policial concluído à época, Babal Guimarães foi indiciado pelo crime de ameaça e de lesão corporal com violência doméstica.  A Justiça também deferiu as medidas protetivas de urgência solicitadas pelos advogados da vítima e o influenciador ficou impedido de se aproximar dela e do lar onde ela mora.

O que disse Babal à polícia? - Logo depois da denúncia da ex-companheira, o influenciador prestou depoimento à Polícia Civil e deu sua versão sobre a denúncia de agressão. Segundo ele, a mulher o atacou depois de ter sido flagrada em um relacionamento extraconjugal e houve apenas um empurrão cometido por ele durante a briga. Confira alguns pontos: 

  • O denunciado confirmou que manteve o relacionamento amoroso com a mulher por aproximadamente sete anos e que, nos 30 dias anteriores ao fato, eles conviveram com problemas, porém as brigas sempre eram resolvidas e eles retomavam a relação;
  • Babal afirmou que no dia anterior ao fato havia ido para uma festa na cidade de Piaçabuçu, onde consumiu bebida alcoolica com os amigos. Ao retornar para Penedo, na manhã do dia 8 de fevereiro de 2019, decidiu ir dormir na casa do casal;
  • O influenciador destacou que tinha a chave da porta da casa, porém não conseguiu abri-la por estar embriagado. Nesse momento, ele alegou que viu, pela brecha do portão, a presença de um veículo na garagem e ficou nervoso.
  • Babal ainda explicou que pulou o muro e caiu por cima do capô do veículo, o que teria despertado a vítima e a outra pessoa que estaria com ela. O influenciador então disse que esse rapaz deixou a casa sem falar nada.
  • O denunciado destacou que a mulher ficou nervosa pelo flagrante da traição e teria o agredido verbalmente, e houve o revide. Posteriormente, ela teria partido para cima dele, momento em que ele teria dado o empurrão;
  • Por fim, Babal afirmou que nunca havia sido preso, nem processado.

Emily Garcia x Babal Guimarães - A briga entre o casal de influenciadores Emily Garcia e Babal Guimarães provocou grande repercussão na mídia. A confusão teve início nas redes sociais e ganhou mais um capítulo no dia 23 de janeiro deste ano, quando o caso começou a ser investigado pela Polícia Civil de Alagoas após o registro do Boletim de Ocorrência. Emily denunciou o marido por violência doméstica e pediu medida protetiva de urgência.

O casal Emily e Babal se conheceu na "Casa da Barra", durante um dos eventos promovidos por Carlinhos Maia na Barra de São Miguel. Babal Guimarães é irmão de Lucas Guimarães, marido do influenciador alagoano de destaque nacional. Os dois têm um filho, o pequeno Miguel, nascido em agosto de 2021, e se casaram em março do ano passado. Nos últimos meses, eles passaram a trocar farpas na internet devido ao relacionamento.

De acordo com Emily, o esposo tem comportamento violento e a família dele busca evitar que as supostas agressões venham à tona na mídia. Já uma nota compartilhada pela assessoria de Babal, nas redes sociais, diz que as acusações da mulher são falsas e que tudo vai ser esclarecido na Justiça.

Gostou? Compartilhe