Jogadora Marta adere à campanha sobre violência contra a mulher do MPE

Publicado em 24/08/2018, às 15h12
A jogadora Marta | Bruno Miani/ZDL
A jogadora Marta | Bruno Miani/ZDL

Por Letícia Sobreira*

A alagoana Marta Silva, nascida no município Dois Riachos, reconhecida internacionalmente como uma das melhores jogadoras de futebol do mundo, aderiu à campanha do Agosto Lilás, do Ministério Público de Alagoas. Este ano, a ação aborda dois eixos da violência contra a mulher: o machismo, e a violência sofrida pelos filhos que vivem entre relações abusivas.

A fotografia de Marta está representada na campanha ao lado da frase “mulher não sabe jogar futebol”, em referência à ideia de que mulheres são menos propensas a habilidades esportivas. Marta foi eleita pela Federação Internacional de Futebol por cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo e já bateu recordes até de Pelé.

Além de Marta, outras mulheres de destaque na luta de combate e prevenção à violência contra a mulher também aderiram à campanha. Entre elas, a farmacêutica Maria da Penha, que nomeia a maior lei de combate à violência doméstica e familiar em vigor no Brasil. Outras adesões podem ser vistas no perfil no Instagram do MPE/AL, através do link https://www.instagram.com/mpealagoas/.

É claro que o mundo todo já ouviu falar sobre ela! Não é à toa, que a rainha Marta, @martavsilva10, foi eleita pela FIFA, por 5 anos consecutivos, a melhor jogadora de futebol do mundo, entre os anos de 2006 e 2010. Também foi Bola de Ouro em 2007 e 2014, quando recebeu ainda a Chuteira de Ouro. E pensar que tem gente que acha que mulher não entende nada de futebol, né? Mas a jogadora Marta, que atualmente integra a seleção do Orlando Pride, dos Estados Unidos, está aí para contrariar esse pensamento tão carregado de machismo. Alagoana, nascida em Dois Riachos, a atleta sempre alimentou, desde pequena, o sonho de jogar futebol. Ela perseverou, venceu o preconceito e começou sua carreira no time juvenil do Centro Sportivo Alagoano (CSA), @csaoficial, em 1999. No ano seguinte, foi contratada pelo Vasco da Gama. Depois, passou por vários outros clubes, como o Santa Cruz (MG), o Umea IK (Suécia), o Los Angeles Sol (EUA) e o Santos FC. E como vocês podem ver, a @martavsilva10 é mais uma personagem que aderiu a nossa campanha #AgostoLilás, que combate o machismo e a violência doméstica e familiar contra a mulher. Faça como ela, junte-se a nós! ????????????#MPEAlagoas #AgostoLilás #DigaNaoaoMachismo #TenhaCoragem #Denuncie #Ligue180

Uma publicação partilhada por Ministério Público Est. de AL (@mpealagoas) a

*Estagiária sob supervisão da editoria

Gostou? Compartilhe