Destaque do ASA no primeiro jogo das finais do Campeonato Alagoano 2025 com um gol, o atacante Júnior Viçosa aproveitou a entrevista no intervalo para fazer um apelo à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo a liberação do medicamento omaveloxolona, utilizado para o tratamento da Ataxia de Friedreich.
LEIA TAMBÉM
A esposa dele, Luizi Sampaio Severo, é diagnosticada com essa doença rara. “Existem muitos brasileiros que sofrem com essa enfermidade. O remédio está para sair. Gostaria de pedir para a Anvisa agilizar a liberação, o mais rápido possível”, disse o jogador em entrevista transmitida pela TV Pajuçara. O medicamento foi submetido à agência em março de 2024. No entanto, até o momento, ainda não consta como aprovado.
A ataxia de Friedreich é uma doença hereditária, degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso, sendo causada por alterações no gene FXN, que levam à deficiência da proteína frataxina. Como não existe cura, os tratamentos são utilizados para controlar os sintomas e complicações.
Entre os sintomas da doença estão dificuldade de coordenação e equilíbrio, fraqueza muscular, perda de sensibilidade, dificuldade para caminhar, fala arrastada e escoliose.
LEIA MAIS
+Lidas