Contextualizando

JHC assume segundo mandato sob expectativa

Em 1 de Janeiro de 2025 às 08:00

É hoje, às 15 horas, no auditório da Associação Comercial, no bairro de Jaraguá, a posse do prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), do vice-prefeito eleito, Rodrigo Cunha (Podemos), e dos 27 novos vereadores da capital.

Além do evento de posse para o Executivo, a Câmara Municipal de Maceió está convocando também para a eleição da sua nova Mesa Diretora, que deve voltar a ser presidida pelo vereador Francisco Holanda Filho (PL).

Quanto ao prefeito JHC, sua posse pela segunda vez consecutiva para administrar Maceió é cercada de uma expectativa: será que em 2026 ele renuncia mesmo ao cargo para concorrer ao governo do Estado, como se especula?

Essa ansiedade também envolve diretamente o vice-prefeito eleito, pois, caso ocorra mesmo a renúncia do titular em abril do próximo ano, caberá a ele concluir o novo mandato que JHC hoje e ficará apto a, em 2028, ser candidato à reeleição.

A propósito, Rodrigo Cunha desde domingo (29) renunciou ao mandato de senador, eleito em 2018, e permitiu a posse de sua primeira suplente, médica Eudócia Caldas (PL), mãe do prefeito João Henrique Caldas e que já havia assumido como senadora em 2022, quando Cunha se afastou para concorrer ao governo do Estado - eleição vencida por Paulo Dantas (MDB) para segundo mandato.

Eudócia, ex-prefeita de Ibateguara e oficial da reserva da Polícia Militar de Alagoas, será senadora pelo menos até 31 de dezembro de 2026 - com direito à reeleição.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas