por Luan Paz
No post anterior eu contei pra você a importância da estética para o Paisagismo e recebi alguns comentários no Instagram @primavera.paisagismo perguntando quais as maiores tendências para os jardins residenciais, então hoje trouxe algumas dicas para você deixar o seu jardim ainda mais bonito, moderno e aconchegante.
LEIA TAMBÉM
Uso de plantas nativas: tem se tornado uma tendência crescente no paisagismo, não apenas pela beleza, mas também pelos benefícios ecológicos que proporcionam e a facilidade de obtenção, sem contar que não há problemas de adaptação ao ambiente, uma vez que elas são encontradas naturalmente na região. Algumas plantas nativas do Nordeste que são belíssimas e trazem efeitos impressionantes nos jardins são algumas espécies de bromélias, orquídeas e cactos.
Jardins verticais: com a limitação dos espaços, principalmente nas grandes cidades eles são muito úteis, pois permite que você aproveite as paredes e estruturas verticais para deixar mais verde e viva. Esses jardins não só proporcionam um visual impactante, mas também trazem benefícios, como a redução da temperatura e a melhoria da qualidade do ar. Além de serem fáceis e práticos de implantados, algumas técnicas vocês podem conferir nesse post.
Uso de elementos sustentáveis: A sustentabilidade tem se tornado uma preocupação crescente no paisagismo e o uso de elementos sustentáveis é uma das principais tendências observadas. Quando você incorpora práticas sustentáveis em seu jardim, estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e criando um espaço eco-friendly. Algumas opções disponíveis são a captação de água da chuva para irrigar suas plantas, uso de bancos de madeiras reaproveitadas, de produtos recicláveis em seu projeto ou de energia solar para iluminação.
Integração entre exterior e interior: é uma tendência que permite a fluidez entre a casa e o jardim. Criar uma transição harmoniosa é fundamental para trazer uma sensação de continuidade e ampliar a percepção dos espaços. Você pode optar por usar vasos com plantas que podem ser colocadas dentro ou fora de casa, ou usar janelas amplas ou portas de vidro que permitem uma visão panorâmica do seu jardim, além de permitir uma maior exposição de luz natural.
Jardins comestíveis: uma tendência que vem ganhando força é o uso de plantas comestíveis na jardinagem, pois proporciona alimento fresco e saudável, beleza e ainda traz uma conexão com a natureza, tem coisa melhor? E você pode verificar algumas dicas de plantas comestíveis aqui.
Fonte das imagens: Unsplash
+Lidas