por Luan Paz
Quando falamos em uma fruta 100% brasileira a primeira que vem à mente é a jabuticaba. Uma fruta nativa do Brasil, mais precisamente do bioma mais ameaçado do nosso país, a Mata Atlântica e já fazia sucesso entre os povos originários, sendo a primeira espécie nativa a ser utilizada nos pomares dos colonizadores portugueses. A jabuticabeira pertence à importante família botânica Myrtaceae, a mesma da goiaba, pitanga e jambo.
LEIA TAMBÉM
Extremamente versátil, alguns híbridos podem ser cultivados em vasos pequenos, médios ou grandes, também é possível formar pomares nos jardins, onde podem atingir até 15 metros de altura. Preferem temperaturas amenas e florescem no final do inverno, quando seus troncos finos se cobrem de flores brancas pequenas que explodes em pequenos frutos na primavera, especialmente entre setembro e novembro. E agora vou te mostrar algumas dicas de cultivo dessa planta que, além de fornecer esse fruto delicioso (sou apaixonado) também podem ser utilizadas na decoração da sua casa.
A jabuticabeira cresce melhor em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados. A rega é importante, mas deve ser moderada para não encharcar o solo. Outro ponto importante é a luminosidade natural, elas preferem ambientes bem iluminados. E, para uma melhor ventilação e entrada de luz entre a folhagem, retire alguns galhos internos. Caso você prefira plantar em vasos, escolha modelos com, no mínimo, 50 cm de boca e 50 cm de altura. É recomendado também adubar sua planta pelo menos uma vez ao ano, de preferência no início da primavera. Use um adubo rico em nutrientes, especialmente potássio, que contribui para o desenvolvimento das frutas.
Geralmente começa a produzir frutas dentro de alguns anos após o plantio, mas pode levar mais tempo em algumas variedades. As frutas são colhidas diretamente da árvore quando estão maduras, o que acontece quando ficam completamente escuras e adquirem um sabor doce e suculento.
+Lidas