por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Depois de apresentar a revolucionária picape Toro, a Fiat acaba de lançar seu mais novo modelo: o Fiat Mobi.
O subcompacto foi lançado esta semana e tem como missão disputar mercado com o Volkswagen Up! A idéia da Fiat é apostar na mobilidade urbana, por isso o nome Mobi.
Visual
O modelo exibe traços fortes, marcantes e com personalidade incomum no segmento. Lembra um pouco o irmão maior, o Uno, mas só na primeira impressão.
Na dianteira, o capô alto e os faróis ousados se estendem pela lateral do veículo. Na parte frontal inferior, os cortes que formam a entrada de ar e os abrigos dos faróis de neblina reforçam a modernidade do design.
A impressão de porte maior se repete na lateral do Mobi, graças aos para-lamas “musculosos”. Eles se interligam por um grande vinco que começa no farol, percorre a parte inferior das portas e sobe de novo na traseira, para terminar na lanterna, proporcionando muito dinamismo. Visto de lado, o novo compacto da Fiat ganha brilho adicional pelos desenhos exclusivos para rodas e calotas.
Atrás, o maior destaque do Mobi é a tampa do porta-malas, uma peça única e resistente de vidro preto. Exclusividade entre os carros nacionais, ela deixa em evidência a tipologia do logo da Fiat, aumentando a elegância do conjunto. Assim como os faróis, as lanternas têm máscara negra e exibem volumes que acompanham a lateral da carroceria.
Por dentro
Internamente o Fiat Mobi surpreende com o bom acabamento, caso da textura especial na porção central do painel, repetida nas portas. Existe a opção de revestimento com dois tons e acessórios Mopar que destacam essa diversidade cromática.
Salta aos olhos a harmoniosa superposição de volumes no painel, como no módulo central que engloba o espaço para o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar – redondas nas pontas e quadradas no centro – e o bloco formado pelos comandos de ventilação/ar-condicionado.
O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
Possui ainda indicação para a troca de marcha (Shift Up/Down), instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo.
Dois dos principais pontos de interação do motorista com a cabine, a manopla de câmbio e o volante (que pode abrigar comandos de som e computador de bordo), são outros focos de atratividade.
Motor
O Fiat Mobi é equipado com o motor 1.0 Fire de 4 cilindros, de 75/73 cv, com álcool e gasolina, a 6.250 rpm. O torque é de 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm e o câmbio manual de cinco marchas.
Tecnologia
Vários equipamentos do Mobi mostram a intenção da Fiat em democratizar o uso da tecnologia. Para reforçar a segurança, o carro tem o sistema ESS (da sigla inglesa para sinalização de parada de emergência). Em caso de frenagem brusca, o pisca-alerta é acionado para alertar o motorista que vai atrás, juntamente com as luzes de freio tradicionais.
Outro recurso extremamente útil é o Lane Change. Com apenas um leve toque na alavanca da seta, as luzes de direção piscam por cinco vezes, dando mais segurança em mudanças rápidas de faixa. Ambos os itens equipam todas as versões do Mobi que saem da linha de montagem de Betim (MG).
Também estão disponíveis visor multifuncional de TFT (quando equipado com o Fiat Live On) no quadro de instrumentos, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro, além de retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down para auxiliar nas manobras de estacionamento (ao engatar a ré ele reposiciona a imagem do espelho retrovisor direito para melhor visualização de obstáculos).
Mas o maior destaque do novo compacto da Fiat são os sistemas de som. A partir das versões Like, o consumidor tem duas opções muito interessantes, sempre com comandos no volante e conexões Bluetooth: o rádio B7 com entradas USB e auxiliar, também usado no Uno e no Jeep Renegade, e a grande novidade, o Fiat Live On.
O celular é a central multimídia do carro
O Fiat Mobi inaugura um conceito em conectividade, aproveitando ao máximo o smartphone do motorista com sistemas Android ou iOS.
Com o Live On, o celular é fixado no meio do painel (mas o aparelho também pode ficar em algum porta-objetos ou bolsa, por exemplo), e se torna o display do carro. A integração é feita por meio de um aplicativo específico, com interface prática e ágil.
O objetivo é controlar com facilidade – por uma tela inicial própria, com atalhos, e por meio dos comandos no volante – o rádio e outros recursos do celular, como navegação, músicas e estações de rádio pela internet.
Na metade superior da tela inicial, o Live On apresenta hora, data e temperatura externa. Logo abaixo ficam as informações do Eco Drive, uma função própria do sistema, assim como o Car Parking.
– Eco Drive Live – Recurso que analisa como o motorista está dirigindo em termos de economia. Quanto menos combustível for consumido, mais eficiente é a condução.
– Car Parking – Aplicativo que ajuda a lembrar onde o carro foi estacionado, além de informar sobre restrições de trânsito, como o rodízio de placas paulistano.
O Live On é mais uma solução inteligente de se conectar com o carro. Ele estará disponível para o Fiat Mobi em junho.
Preços e Versões
Confira abaixo os valores de cada uma das versões do Fiat Mobi:
Mobi Easy – R$ 31.900 – A versão Easy apresenta como principais itens de série: banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro.
Mobi Easy On – R$ 35.800 – Em relação à Easy, ela ganha de série o conforto de ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além do estilo das rodas de 14 polegadas.
Mobi Like – R$ 37.900 – mesmo conteúdo da Easy On, com o acréscimo de vidros e travas elétricas, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box.
Mobi Like On – R$ 42.300 – Somam-se à versão Like rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante
Mobi Way – R$ 39.300 – A versão Way traz todos os itens da opção Like, com uma dose extra de aventura. Seus diferenciais são as barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões mais elevadas.
Mobi Way On – R$ 43.800 – Versão topo de linha com o mesmo visual da Way e o conteúdo da Like On, com a adição de rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.
Mais detalhes e o test drive você confere no sábado que vem, ao meio-dia, no Pajuçara Auto na TV Pajuçara – Rede Record
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas