A substituição de redes de distribuição de água tem sido um dos principais serviços realizados pela BRK em Maceió. A empresa tem priorizado a troca das tubulações em bairros onde o fornecimento de água é prejudicado por redes desgastadas pela ação do tempo e por falta de manutenção preventiva.
LEIA TAMBÉM
É o caso de Ipioca, no litoral norte de Maceió. Somente nesta semana, o bairro recebeu mais de 180 metros de rede nova na Rua da Taboca, onde a tubulação transporta a água do poço ao reservatório responsável por abastecer toda a região. O serviço já tinha sido realizado anteriormente na Rua São José, que também foi contemplada com extensão de rede, interligações e ligações novas que beneficiaram mais de 50 famílias.
Ao iniciar as substituições na região, que seguem em andamento, as equipes operacionais encontraram redes incrustadas, sem as condições necessárias para garantir a distribuição de água. “As obstruções impressionam pela redução expressiva do diâmetro da tubulação, que perde a capacidade de transporte da água aos imóveis, comprometendo o abastecimento da população. Além disso, podem gerar vazamentos e a diminuição da pressão de água nas torneiras”, destacou o gerente de Operação da BRK em Alagoas, Wilson Bombo.
O avanço desse serviço no bairro já começou a mudar a realidade de moradores que apresentavam instabilidade no abastecimento e tiveram o fornecimento de água regularizado. Exemplos dessa situação são as ruas Machado de Assis e São Benedito, cujos residentes relatavam falta de água antes da chegada da BRK.
A Rua Monteiro Lobato, onde cinco ligações obstruídas já foram trocadas, será a próxima contemplada com o serviço de substituição de redes de distribuição. Além desse trabalho, que inclui a padronização e limpeza preventiva das tubulações, a BRK já realizou diversas desobstruções em ruas com histórico de desabastecimento, a exemplo da Rua da Igreja.
Desde o início da operação da empresa na Região Metropolitana de Maceió, há pouco mais de sete meses, já foram realizados cerca de 25 reparos de vazamentos em Ipioca e 14 manutenções no sistema de água da região.
LEIA MAIS
+Lidas