O recurso do iPhone 13 que permite a comunicação de emergência via satélite em baixa órbita terrestre (LEO) deve ser restrito para alguns países. De acordo com o analista de mercado Mark Gurman, o iPhone 13 S, modelo mais simples e exclusivo de alguns mercados, não receberá a função.
Segundo Gurman, o iPhone 13 poderá enviar notificações via satélite somente em áreas onde não há cobertura 4G ou 5G. Além disso, a limitação geográfica pode estar relacionada ao alcance do sinal. Embora a Apple planeje implementar mais de um satélite para a função, uma cobertura global pode estar a anos de se concretizar. Os países que receberão a cobertura não foram informados.
iPhone 13 não fará chamadas via satélites
LEIA TAMBÉM
Ainda de acordo com o analista, o recurso do iPhone 13 via satélites não deve realizar chamadas, apenas enviar mensagens via SMS ou iMessages para órgãos de segurança relatando emergências.
A limitação seria uma estratégia da Apple em decorrência da limitação geográfica dos satélites, que impossibilitará a realização de chamadas internacionais, além de uma política de boa vizinhança com as operadoras que podem não gostar de um dispositivo que realiza chamadas autônomas. Apesar disso, ele destaca que a realização de chamadas internacionais por satélite está nos planos da fabricante para o futuro.
O iPhone 13 deve chegar ao mercado em 17 de setembro e apesar de Mark Gurman ter um histórico de acertos na indústria dos smartphones, não há confirmação por parte da Apple que o recurso de comunicação por satélite estará mesmo no aparelho.
LEIA MAIS
+Lidas