Investimento em educação tira crianças das ruas e ajuda a diminuir violência, diz Rui

Publicado em 25/10/2018, às 06h07
Investimento em educação tira crianças das ruas e ajuda a diminuir violência | Secom Maceió
Investimento em educação tira crianças das ruas e ajuda a diminuir violência | Secom Maceió

Por Assessoria

Durante solenidade de reconhecimento ao desempenho das escolas municipais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o prefeito Rui Palmeira enfatizou a priorização da educação na gestão municipal. Citando casos recentes de violência na capital, o gestor pontuou que o investimento e o incentivo nesta área ajudam a diminuir a criminalidade, uma vez que os jovens estão em sala de aula.

“É marcante quando a gente chega em uma escola que, muitas vezes, nem tem a estrutura ideal, mas há professores, diretores, servidores determinados que integram a comunidade no processo escolar. E eu enxergo isso em vários profissionais do município que executam um trabalho de excelência. Quando isso acontece, os índices de criminalidade são menores, porque os pais participam, abraçam a escola, acabam sendo líderes na localidade junto com os educadores e toda a região se integra e a violência nesses locais tende a cair”, exaltou o prefeito Rui Palmeira.

Rui falou também sobre a estrutura das unidades escolares da capital. “Ainda há muito o que ser feito. Temos nos esforçado para reformar escolas, mas aquelas que ficam em prédios alugados, por exemplo, têm o processo mais complicado, mas ainda assim, tentamos estruturá-las da melhor maneira possível. Temos dificuldades de pessoal também, mas já nomeamos mais de 400 novos servidores. Estamos reformando 11 quadras de esporte e priorizando com estrutura e pessoal as escolas em áreas mais carentes e vulneráveis para manter essas crianças nas salas de aula e longe da violência”, afirmou o gestor.

Ideb

A Escola Professora Elma Marques Curti, no Benedito Bentes, foi a unidade que alcançou o maior índice da rede municipal, com nota 6,9, ultrapassando o que foi estabelecido pelo Ministério da Educação, que é 5 e se refere ao ano de 2017. O Ideb foi divulgado em setembro pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.

 “Quando nós assumimos, o índice estava bem abaixo da meta. Hoje estamos à frente de capitais como Recife. Esperamos seguir o exemplo de Teresina, que atualmente tem a melhor educação do Brasil, fica aqui no Nordeste e mostra que, com um trabalho sério e feito com respeito, é possível avançar. Então nosso intuito é aumentar sempre o Ideb e ajudar a melhorar o futuro dessa criançada que é a próxima geração e hoje é aluna da rede municipal de ensino”, explicou Rui Palmeira, que aproveitou para elogiar o desempenho da unidade do Benedito Bentes. “É um bairro grande e com grandes problemas, mas esse exemplo da Escola Professora Elma Marques Curti prova que com dedicação e esforço  é possível, sim, criarmos uma rede de educação mais forte”, finalizou.

A solenidade ocorreu nessa quarta-feira, 24, na Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), no bairro do Farol. 

Gostou? Compartilhe