Com a Licitação do Transporte Público, Maceió começa a ter, a partir do 25, a integração temporal entre as linhas de ônibus que compõem o sistema. As empresas trabalham para a adequação da operacionalização da integração temporal, conforme previsão no edital que começou a vigorar já neste mês.
LEIA TAMBÉM
Coordenando a implantação da integração temporal, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) explica que o mecanismo vai funcionar da seguinte forma: os passageiros que tiverem o cartão eletrônico (Bem Legal) poderão embarcar em mais de um ônibus pagando somente uma única passagem, no intervalo de 1h30 e no mesmo sentido de direção.
Neste primeiro momento, a integração temporal funcionará somente entre os ônibus que compõem o mesmo lote. Desta forma, uma pessoa que embarca em um ônibus do lote vermelho, vai poder pegar outro do mesmo lote gratuitamente, pagando somente a primeira passagem.
O superintendente da SMTT, Tácio Melo, enfatiza que o período da gratuidade é de 1h30 e a partir do segundo embarque. “Neste intervalo, os passageiros podem pegar dois, três ônibus , por exemplo, sem pagar mais nada, sendo que entre as linhas do mesmo lote e no sentido único de direção dos veículos, ou seja, descendo ou subindo”, disse o gestor.
Lotes e cores
Os lotes são as regiões de Maceió nas quais as empresas vencedoras da Licitação do Transporte Público irão atuar. Ao todo, quatro lotes foram divididos entre as viações Real Alagoas, identificada pela cor vermelha, São Francisco (cor azul), Cidade de Maceió (amarelo) e Veleiro (verde).
Para a região da Serraria e bairros próximos até o Farol (lote 100), as linhas de ônibus serão operadas pela empresa Cidade de Maceió. No bairro do Fernão Velho e arredores (lote 200) pela Viação São Francisco. Já no Trapiche da Barra (lote 300) e bairros próximos da parte baixa de Maceió, a operacionalização das linhas será da Viação Veleiro. E no Benedito Bentes e bairros ao redor da parte alta (lote 400), as linhas terão ônibus da Viação Real Alagoas.
Após o início da integração temporal entre os ônibus do mesmo lote, o benefício passará a funcionar entre todas as linhas de ônibus. A previsão é de que já no mês de abril, deste ano, a integração temporal esteja em total funcionamento, independente do lote de atuação das empresas.
LEIA MAIS
+Lidas