Dados do relatório estatístico do Instituto de Identificação apontam que no primeiro dia do Governo Presente, na região Norte de Alagoas, foram emitidas 720 carteiras de identidade. De acordo com a chefe do órgão, Madalena Cardoso, o número é o triplo da última edição do projeto, que leva vários serviços para os municípios alagoanos.
No município de São Luiz do Quitunde, onde aconteceu a abertura oficial do evento, o posto do Instituto de Identificação emitiu 210 solicitações para emissão de RG’s. Em Matriz de Camaragibe foram feitas 90 primeiras vias e 70 segundas vias, totalizando 160. Já em Jacuípe foram solicitadas 110 RG’s, sendo 27 segundas vias do documento. Em Porto Calvo, o atendimento foi realizado no posto do Instituto existente na Central Já!, com 240 fichas distribuídas.
“Montamos toda uma logística especial para melhor atender à população, simultaneamente, em quatro municípios. Em três cidades fixamos um posto móvel e apenas em Porto Calvo utilizamos a estrutura física do posto existente na Central Já! da cidade. Essa descentralização facilitou a procura pelo serviço e, com isso, o aumento na demanda de solicitações”, explicou Madalena Cardoso.
O perito-geral, Manoel Melo Filho, presente à abertura do Governo Presente, participou de uma mesa de situação da Segurança Pública em São Luiz do Quitunde e destacou a importância da ação de emissão das carteiras de identidade para a população. Ele explicou que a Pericia Oficial, primordialmente, trabalha na produção de provas técnicas na investigação criminal, mais que possui essa veia civil realizada pelo Instituto de Identificação.
“Esse é um serviço de cidadania e de segurança, um direito básico de todo brasileiro, o qual nos individualizada e nos torna cidadão. E, para garantir esse direito, o Instituto de Identificação de Alagoas tem realizado um excelente trabalho para a emissão das RG’s, com bastante rigor e todo o padrão de qualidade, respeitando os requisitos de segurança existentes para a emissão desse que é o principal documento de identificação do brasileiro”, destacou o perito-geral.
Todos os documentos foram emitidos gratuitamente e serão entregues no prazo de trinta dias, nas respectivas cidades em que foram solicitados.
LEIA MAIS
+Lidas