Instituições inauguram Casa da Mulher Alagoana para combater violência doméstica

Publicado em 08/01/2021, às 19h31
Caio Loureiro/Dicom TJ
Caio Loureiro/Dicom TJ

Por TNH1, com Dicom TJ/AL

Em parceria, Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e Governo de Alagoas inauguraram a Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, que receberá diversos serviços de apoio às mulheres.

De acordo com o presidente do TJAL, Tutmés Airan, o equipamento vai fortalecer o combate à violência doméstica no estado. 

"Tenho muito orgulho dessa obra. Ela veio para reforçar o combate a esse crime covarde e insidioso, praticado muitas vezes em um espaço que deveria ser de amor e proteção", lembrou o desembargador.  

A Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira reunirá Juizado, Delegacia Especializada, Patrulha Maria da Penha, Defensoria, Ministério Público e outros serviços voltados para a proteção das vítimas de violência doméstica. Funcionando na Praça Sinimbu, no Centro, o local contará ainda com alojamento temporário, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria José da Silva, parabenizou pela iniciativa e disse ser preciso mudar o quadro de violência doméstica no estado. "Precisamos diminuir os índices desse crime e, para isso, é fundamental que os poderes se unam. Juntos somos mais fortes", ressaltou.

Um programa de encaminhamento das mulheres para capacitação e emprego também funcionará na estrutura, por meio de parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). De acordo com a coordenadora da Casa, Érika Lima, concentrar os órgãos em um só espaço vai evitar que a mulher percorra "uma verdadeira via crucis" na hora de denunciar ou buscar proteção. "Elas não precisarão mais andar de órgão em órgão. Aqui terão um atendimento humanizado, sem preconceito", garantiu. 

Gostou? Compartilhe