A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está paralisando, nesta terça-feira (10), o Sistema Aviação, que abastece a parte alta de Maceió. A suspensão está prevista para ocorrer das 7h às 17h e está sendo realizada para a instalação de um equipamento realizado pela BRK, concessionária responsável por distribuir água na Região Metropolitana de Maceió (RMM). O Sistema Aviação é responsável por atender a cerca de 5% da população maceioense.
LEIA TAMBÉM
Durante a paralisação do sistema, podem ficar sem abastecimento de água as seguintes localidades de Maceió: Cidade Universitária, Santos Dumont, Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Eustáquio Gomes, Inocoop, Medeiros Neto, Santa Amélia, Santa Lúcia, Conjunto Santa Maria, Colina dos Eucaliptos, Rio Novo, Loteamento Palmar e Residencial dos Vales.
O superintendente da RMM da Casal, Adilson Lessa, explicou sobre o novo equipamento. "Ele é chamado de tanque pneumático e sua função é a de evitar que, quando o bombeamento de água for interrompido na tubulação, seja por falta de energia, seja por paradas de manutenção, o retorno da água não danifique essa adutora”.
“Ao proteger a adutora desse fenômeno, conhecido como ‘golpe de ariete’, temos uma melhoria na continuidade das operações do sistema e, consequentemente, a regularidade do abastecimento de água”, concluiu o superintendente.
“O equipamento controla a velocidade da água durante o retorno do fluxo, uma vez que as elevadas tensões no interior do duto, causadas pela oscilação da vazão, podem provocar rompimentos na estrutura, além de outros danos operacionais. Esse fenômeno é conhecido como golpe de aríete”, explicou Heitor Rezende, gerente de Engenharia da BRK em Alagoas.
Com a reativação do Aviação, o sistema será religado e o fornecimento começará a ser retomado gradativamente nas regiões atendidas. O Sistema Aviação é operado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela produção da água tratada distribuída pela BRK na capital e mais nove cidades alagoanas.
LEIA MAIS
+Lidas