O Instagram (Rede social de compartilhamento de fotos e vídeos) anunciou em setembro que chegou a mais de 400 milhões de usuários ativos mensais. Em dezembro de 2014, a plataforma de fotos comprada pelo Facebook em 2012 era utilizada por 300 milhões.
Também esse ano, a rede social liberou os anúncios pagos e, junto com o lançamento da publicidade no país, o Facebook revelou que o Brasil é a segunda maior comunidade de usuários do Instagram, logo atrás dos EUA.
Ainda de acordo com a empresa, os “instagrammers” publicam mais de 80 milhões de fotos todos os dias.
A maior atividade de quem possui um perfil, no entanto, é acompanhar o trabalho dos outros, tanto que a rede recebe 3,5 bilhões de “curtidas” por dia.
Engajamento
Com todos esses números apresentados, o instagram tornou-se a rede social de maior engajamento entre empresas e usuários, e é fato que, do ponto de vista do marketing, conseguir interação e visibilidade significa muito mais do que apenas investir em publicidade direta.
Esse engajamento forte que o instagram propõe é devido ao apelo emocional muito forte que existe em fotos e vídeos compartilhados diariamente, sendo assim, utilizar da emoção já é o primeiro passo para melhor se relacionar com seus clientes. Eu sempre digo que uma pessoa que comprou um produto, foi bem atendido e de alguma forma aquele produto proporcionou momentos de alegria para aquela pessoa, ela não só vai seguir a marca, irá também comprar novamente e indicar para seus melhores amigos, gerando assim um poder de vendas bem maior, por conta da relação que foi criada com o produto.
Dê atenção a seu cliente: siga, curta e comente!
Todo mundo gosta de carinho, atenção e alguém que se preocupe com seu dia a dia, não é? No instagram essa atenção é fundamental. Quando sua marca segue uma pessoa e a partir daí começa a curtir e comentar as fotos dela (ou fazer repost de algo que ela fez) começa a criar uma relação íntima com ela, está se aproximando como se fosse um amigo, assim, esta pessoa irá também passar a seguir sua marca e ficar curiosa no que sua empresa posta, pois foi criada uma relação de “amizade” baseada na atenção.
Já percebeu que quando alguém vai a seu perfil e curte 10 fotos, você já fica “aperriado” querendo saber quem é a pessoa ou porque ela fez aquilo? Se você é solteiro provavelmente já deve estar achando que a pessoa gostou de você e está interessada e você já corre pra seguir de volta (risos). Isso mesmo, a relação com seus clientes não é diferente, no instagram vale muito o ditado: “É dando que se recebe”.
Crie promoções e conteúdo exclusivo
Uma das estratégias mais fortes da rede social é a opção de criar sorteios ou campanhas de produtos. A rede social oferece funções como criar hastags ou marcar locais, o que lhe permite fazer algo bem específico, criando, por exemplo, uma hastag nova e exclusiva para designar a promoção ou marcar um local e também marcar pessoas na postagem.
Outra estratégia, e particularmente a que eu mais gosto, é a de criação de conteúdo exclusivo! Ser criativo e criar conteúdo para o seu público alvo é o que mais atrai seguidores e curtidas, pois quando você fala do que você sabe, seu perfil vira referência para todo mundo da sua área.
Por fim, organize bem seu perfil
Deixe seu perfil bem alinhado com o que você quer. Escolha um nome de fácil leitura, onde as pessoas te achem melhor. Coloque seu site no perfil, deixe contatos e especifique seu produto. É importante não manter o perfil privado, assim suas postagens podem aparecer no menu “explorar” do instagram, e também sempre que alguém curtir algo seu, os amigos dessa pessoa poderão ver e chegar até você também.
Fonte: Bruno Alves
LEIA MAIS
+Lidas