O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando um pente-fino nos benefícios previdenciários em todo o País com o objetivo de limpar da lista de pagamentos pessoas que não precisem mais receber dinheiro do governo. Até o momento, o órgão já enviou mais de 170 mil cartas para agendamento de perícias médicas.
LEIA TAMBÉM
Quem deixar de responder a carta conforme o INSS indica nas mensagens, terá o benefício suspenso. Por isso, é importante que todos os segurados com benefícios que não são definitivos (como aposentadorias, por exemplo) estejam com a documentação e exames em dia. Veja a seguir algumas perguntas e respostas que podem ajudar quem está com dúvidas sobre o pente-fino do INSS.
Quem será convocado pelo INSS?
Pelo que já foi divulgado pelo INSS, passarão pela perícia pessoas que recebem benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, e aposentados por invalidez que não tenham feito perícia médica há mais de dois anos. Além deste grupo, beneficiários de auxílio-acidente e de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago aos idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, também podem ser convocados.
Recebi a carta e faço o que?
Quem receber a carta de convocação do INSS deve cumprir algumas determinações explicadas na própria postagem e apresentar, dentro de 30 dias, documentos que comprovem direito ao benefício. Endereço, telefones de contato e e-mail devem estar atualizados para evitar qualquer tipo de problema na comunicação.
Mudei de endereço e meu celular não é mais o mesmo. Como faço?
No site Meu INSS você consegue atualizar essa informações. Basta clicar na aba de dados cadastrais e fazer a mudança.
Recebi a carta e não vou marcar perícia. O que acontece?
Conforme a orientação do INSS, quem não agendar a perícia em 30 dias do recebimento da carta terá o benefício suspenso. O Instituto ainda garante um intervalo total de 60 dias até cancelar o benefício em definitivo.
Em quanto tempo fico sabendo o resultado da perícia médica?
O INSS garante que os resultados são publicados no sistema após às 21h do dia da realização da perícia. Essas informações estarão na central 135 ou no site Meu INSS.
+Lidas