Insegurança: alunas relatam agressões e assalto no entorno do Ifal

Publicado em 27/11/2019, às 08h35
Reprodução
Reprodução

Por João Victor Souza

Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, sofrem com a falta de segurança nos arredores da unidade de ensino já há algum tempo, principalmente quando deixam o local no período da noite. Nesta semana, mais um roubo foi registrado e as vítimas procuram chamar a atenção das autoridades. 

Uma aluna identificada apenas como Gabryella informou à reportagem que foi assaltada e agredida por três bandidos na última segunda-feira, 25, no momento em que estava ao lado de uma amiga e se encaminhava ao ponto de ônibus depois da aula.

“Por sorte não nos deixaram marcas, mas eles estavam nervosos e violentos, portando facas. Isso é muito comum, há um mês, outro grupo de estudantes foi assaltado no mesmo local. E as histórias se repetem. Os estudantes ficam traumatizados e inseguros”, revelou a estudante.

Segundo ela, os assaltantes estavam escondidos em árvores e surpreenderam as vítimas, que não tiveram reação. Eles roubaram os celulares e uma bolsa, e deram socos e empurrões nas jovens. “Não tivemos como correr porque a rua estava deserta e eles mostraram as facas. Dois foram para o lado da minha amiga e um veio para o meu lado”.

“Eu passei o celular e ele me pediu dinheiro, eu disse que não tinha. Mostrei a mochila aberta. Quando eles estavam indo embora, um deu um soco no meu ouvido, e vi que empurraram a minha amiga. Eles estavam bem violentos, algo pior poderia ter acontecido, tendo em vista que eram duas mulheres e três homens armados”, continuou Gabryella.

A vítima também contou que o Ifal havia solicitado um reforço policial, com uma viatura fazendo rondas no período de saída dos estudantes. “Isso seria por volta das 21h40. Mas eles dizem que solicitam, a polícia aparece e depois não vai mais por um longo tempo. Estamos de mãos atadas”, lamentou.

Para tentar chamar a atenção das autoridades, o grupo de estudantes deve realizar um protesto, pois teme que ocorra mortes nos próximos crimes. “Um rapaz já chegou a ser esfaqueado, só vai disso a pior”, reforçou a estudante.

IFAL COBRA REFORÇO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Em nota enviado à imprensa, a direção do Ifal afirmou que já solicitou um policiamento ostensivo na região, e estará fazendo contato direto com os órgãos de segurança pública estadual e municipal para reforçar o pedido. 

Leia a nota na íntegra: 

Diante dos relatos da falta de segurança nas proximidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, a direção do campus informa que enviou ofícios para a Polícia Militar pedindo o policiamento ostensivo em toda a região.

Nos próximos dias, a Reitoria do Ifal vai entrar em contato diretamente com os órgãos de segurança estadual e municipal para reforçar o pedido de policiamento.

A instituição ressalta que a segurança dos estudantes, dos servidores e da comunidade acadêmica em geral é de extrema importância para a garantia da educação profissional, científica e tecnológica que é ofertada no Instituto Federal de Alagoas.

Gostou? Compartilhe