A prova destinada a jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade apropriada esá com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (20). O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é destinado para quem tem interesse em obter um certificado. As provas serão aplicadas em 611 municípios do país, no dia 25 de agosto, pela manhã e pela tarde.
LEIA TAMBÉM
Quem não concluiu o ensino fundamental tem que ter pelo menos 15 anos para pedir a certificação. Para pedir o diploma do ensino médio, é preciso ser maior de 18 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Sistema Encceja, até 31 de maio.
O material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). Também é possível estudar por meio das provas de edições anteriores do Encceja.
Novidades deste ano
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, a principal novidade desta edição do Encceja está na acessibilidade para pessoas com deficiência. Esta é primeira vez em que o edital do exame tem uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
LEIA MAIS
+Lidas