A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu inscrições para 15 cursos profissionalizantes ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 1.150 vagas disponíveis para toda a comunidade escolar, bastando ao candidato inscrever-se, até 30 de julho, por meio do site do Sistema de Gestão da Educação Profissional (Sigepro): sigepro.educacao.al.gov.br/seleção.
LEIA TAMBÉM
A confirmação das matrículas será divulgada no dia 11 de agosto, enquanto as aulas têm início previsto para o dia 21. Todos os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) serão ofertados na modalidade de ensino à distância.
O candidato deve ter, ainda, ao menos 15 anos de idade, escolher um único curso e informar os seguintes dados: nome completo; CPF, RG, nome dos pais ou responsáveis (caso seja menor o CPF do responsável é obrigatório); endereço completo (logradouro, número, complemento, município, CEP); e número do telefone, email e redes sociais.
Os cursos ofertados são: agricultor familiar, assistente administrativo, assistente de recursos humanos, assistente de secretaria escolar, auxiliar de manutenção predial, bovinocultor de corte, cabista de sistema de telecomunicações, condutor de turismo em espaços culturais locais, editor de vídeo, eletricista instalador predial de baixa tensão, fotógrafo, inglês básico, mensageiro em meios de hospedagem, operador de supermercado e operador de telemarketing.
Para o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, os cursos são mais uma oportunidade de os estudantes da rede estadual obterem uma formação profissional de excelência. “Os cursos técnicos do Pronatec são gratuitos e reforçam, sobremaneira, a preparação dos nossos jovens para o mercado de trabalho. Uma verdadeira conquista não apenas para a vida profissional”, avalia o secretário.