O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quinta-feira (18), dois alertas de chuvas para o estado de Alagoas. O primeiro, de cor laranja, é classificado como “perigo” - com o grau de severidade maior que o amarelo, cor dos últimos alertas emitidos pelo instituto ao longo desta semana.
LEIA TAMBÉM
A previsão é que as chuvas devem alcançar até 60 mm/h ou até 100 mm por dia nas regiões do Leste Alagoano - incluindo Maceió -, Agreste Alagoano e Sertão Alagoano. Há também o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas atingidas. Os temporais mais fortes devem se estender até às 10h desta sexta (19).
O Inmet ainda listou uma série de recomendações e de situações que estão sendo monitoradas para diminuir os desastres causados pelas chuvas. Confira:
⚠️ Evite enfrentar o mau tempo;
⚠️ Observar a alteração nas encostas;
⚠️ Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
⚠️ Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
⚠️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Confira a lista de municípios inseridos no alerta de cor laranja.
🟡 Alerta amarelo - O outro alerta emitido pelo Inmet é de cor amarela, de “perigo potencial”. Segundo o instituto, 12 municípios do Sertão alagoano devem ser afetados pelas chuvas.
Ainda segundo o Inmet, a chuva deve variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm por dia nessa região. Foi divulgado também o baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Confira as cidades inseridas no alerta de cor amarelo.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas