A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nessa última quinta-feira (11), uma atividade de manejo e controle de roedores na orla marítima de Maceió, entre o Jaraguá e o bairro Cruz das Almas. Ação aconteceu após uma infestação de ratos ter sido flagrada em um gramado, na região localizada perto dos coqueiros, na orla de Ponta Verde, no último final de semana.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o órgão municipal, a iniciativa contou com inspeção em focos de possíveis criadouros de ratos, aplicação de raticida e orientações educativas para comerciantes e a população local. Durante a mobilização, as equipes realizaram orientações com comerciantes e funcionários de estabelecimentos, a fim de evitar acúmulo e descarte de comidas, e com isso, extinguir a presença de roedores. Além disso, raticidas foram depositados nos focos onde há aparições desses animais.
Já a equipe da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), que também participou da ação, orientou os ambulantes e estabelecimentos sobre boas práticas de manipulação de alimentos. Já os profissionais da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizaram atividades de educação ambiental, com o intuito de promover a segurança da saúde da população e um ambiente mais limpo e livre de possíveis roedores que possam causar leptospirose.
A gerente das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, comentou sobre a iniciativa. “O objetivo do trabalho é mobilizar comerciantes e frequentadores da orla marítima, da praia da Avenida até Cruz das Almas, na prevenção e no controle de roedores. Enfatizando os cuidados para prevenir a proliferação e a transmissão de doenças de transmissão hídrica, como a leptospirose. Neste período de chuvas frequentes, a bactéria causadora da doença, no meio urbano é disseminada mais facilmente, quando o ambiente apresenta condições favoráveis à ocorrência de rato”, explicou.