Infectologista afirma ser precoce a flexibilização total do uso de máscaras em Maceió

Publicado em 14/03/2022, às 13h46
Foto: Secom Alagoas / Reprodução
Foto: Secom Alagoas / Reprodução

Por Redação TNH1 com TV Pajuçara

A Prefeitura de Maceió anunciou que, a partir desta segunda-feira (14), não há mais a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados na capital. O Programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV, conversou com a infectologista Luciana Pacheco, que afirmou que ainda é arriscado esse tipo de flexibilização. O Governo de Alagoas também sinalizou para a liberação do item, porém apenas em ambientes externos, cujo anúncio deve ocorrer oficialmente amanhã (15).

“Se eu puder fazer uma escolha entre as opções, eu diria que acertou mais quem falou que as máscaras não serão mais obrigadas em locais abertos. Porque a gente sabe que a doença ainda está acontecendo. De fato, em números bem mais baixos, os números de óbitos também têm se mantido no nível estável baixo, e também as hospitalizações. Mas o vírus ainda circula e a forma de transmissão é respiratória”, destacou.

A infectologista alertou para importância de manter os cuidados de forma mais acentuada principalmente em locais fechados, com pouca ventilação.

“Dentro de ambientes fechados, o risco ainda é real. Então, a partir de agora, a gente vai precisar fazer a nossa autogestão do risco. Então, cada um que se proteja da forma que achar mais importante. Nós já estamos no terceiro ano da pandemia e sabemos como o vírus se transmite, que ele pode atingir pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças pequenas, que tem morrido de uma forma mais recorrente, e sabemos, também, que um dos principais modos protetivos é a máscara”, afirmou.

Assista à entrevista completa no vídeo abaixo:

Gostou? Compartilhe