Incêndio florestal força retirada de turistas de hotéis na Grécia

Publicado em 22/07/2023, às 17h28
Reprodução/G1
Reprodução/G1

Por G1

Autoridades gregas estimam que cerca de duas mil pessoas foram evacuadas de casas e hotéis da ilha de Rhodes por causa de um incêndio que atinge a região.

O fogo começou há cinco dias, mas estava confinado às montanhas no interior da ilha, até que ventos fortes, altas temperaturas e o clima seco o levaram até a costa. O Serviço Meteorológico Nacional já previa que este podia ser o fim de semana mais quente no país dos últimos 50 anos.

Navios da Guarda Costeira e mais de 30 barcos privados ajudaram na evacuação por mar de moradores e turistas, segundo porta-voz do governo.

Não há feridos até o momento, de acordo com o Ministério de Crise Climática e Defesa Civil da Grécia.

O órgão afirma que os visitantes estão sendo retirados da área afetada, que representa menos de 10% da região turística de Rhodes, e levados para outros hotéis na ilha, de acordo com a BBC. Outras pessoas estão abrigadas em um estádio coberto.

Cinco helicópteros e 173 bombeiros contam com ajuda de aviões com água e reforços da Eslováquia no esforço para conter as chamas. Três hotéis já foram atingidos pelo fogo.

Segundo a agências de notícias Reuters, a televisão grega mostrou longas filas de turistas com bagagens ao longo de estradas como parte da operação de evacuação.

"Tínhamos preparado obstáculos para o fogo ao redor da vila de Laerma ontem de noite, mas uma mudança de 180 graus nos vento esta manhã ajudou o incêndio a crescer muito mais ao longo de muitos quilômetros", afirmou o vice-prefeito de Rhodes, Konstarinos Taraslias, à emissora Open TV.


Gostou? Compartilhe