Incêndio em veículos: Bombeiros já atenderam 147 ocorrências em 2023, 32% a mais que ano passado

Publicado em 17/08/2023, às 14h37
Bombeiros estiveram na Avenida Cachoeira do Meirim para conter as chamas em veículo | Ascom Bombeiros
Bombeiros estiveram na Avenida Cachoeira do Meirim para conter as chamas em veículo | Ascom Bombeiros

Por TNH1

Em menos de duas horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter três incêndios em três veículos, na manhã desta quinta-feira, 17, em Maceió. Foram ocorrências nos bairros de Ponta da Terra, Benedito Bentes e em Jacarecica.  Segundo a corporação, houve um aumento de 32,43% no número de incêndios em automóveis no comparativo ao mesmo período do ano passado. 

De acordo com as estatísticas do Corpo de Bombeiros em Alagoas, 111 chamados de incêndios em veículos foram registrados entre janeiro e agosto de 2022. Já nos oito meses de 2023, os militares receberam 147 ocorrências pelo mesmo motivo. 

Saiba como prevenir - A manutenção do seu veículo no dia a dia é o melhor caminho para se evitar transtornos e acidentes graves. É o que alerta o Corpo de Bombeiros do Ceará, que publicou em janeiro deste ano uma série de dicas para que os motoristas e motociclistas resguardem a própria vida e os próprios bens. Leia abaixo:

Linhas de combustível - Um dos fatores que podem causar incêndio em veículo é o combustível. Portanto, é importante verificar o estado das linhas de combustíveis e se as mangueiras estão em dias. É importante também levar a um mecânico de confiança, para que ele investigue se há algum furo ou perfuração, assim como, se estas estão ressecadas ou com dobras que possam favorecer o desgaste e por conseguinte sua ruptura.

Superaquecimento - Do mesmo modo, é possível, por conta da alta rotação, acontecer o superaquecimento. O motor atinge altas temperaturas, podendo emitir um vapor de óleo ou combustível. Uma medida simples, mas muito eficiente que pode contribuir para o não superaquecimento é a verificação do nível do óleo e abastecer sempre com o produto certo. Porque esta composição foi concebida para se evitar que a água congele ou evapore.

Sistema de freio - Nesse sentido, a conferência do sistema de freio pode evitar seu travamento. O veículo ao trafegar com as rodas travadas pode superaquecer e provocar um princípio de incêndio.

Vazamento - Ainda assim, outra prevenção importante é sempre observar por onde trafega e estaciona seu veículo. Pois se o veículo estiver com vazamento, ao estacionar em algum lugar com mato seco, por exemplo, é possível que este cenário possa causar um incêndio na vegetação e por conseguinte no seu veículo.

Revisão no sistema GNV - A princípio, caso disponha de veículo com o gás (GNV), é fundamental e basilar sempre importante conferir se há vazamento e fazer essa revisão no sistema antes do tempo recomendado. Alerta: importante fazer o sistema de reteste no cilindro a cada 5 anos para evitar incêndio e explosões.

Escute e observe o rendimento de seu veículo - Juntamente com os outros itens já elencados, o condutor também deve ajudar na revisão do seu veículo, observando se o alternador está travado ou algum rolamento, pois o motor funcionando com resistência, causando o contato da barra e o metal, o que pode provocar um incêndio. O condutor pode não saber da questão técnica mas pode sentir o carro e verificar se este está perdendo força, se apresenta algum barulho estranho e diferente, ou seja, algo que possa ser relatado na revisão de modo a contribuir com a segurança do condutor e manutenção saudável do seu veículo. Observou algo diferente, procure seu mecânico de confiança.

Pane elétrica - Uma das principais causas de incêndio é a pane elétrica, normalmente ocasionada pela colocação de mais equipamentos no veículo que muitas vezes não são certificados, aprovados ou permitidos. É o caso de um carregador, por exemplo, importante consultar o manual do veículo ou a autorizada do fabricante se é correto o uso.

Gostou? Compartilhe