Impacto, programa gratuito de formação de profissionais de Product Management, abre inscrições

Publicado em 20/09/2022, às 16h39
Reprodução
Reprodução

Por Assessoria

Estão abertas as inscrições da segunda edição do Impacto, um programa sem fins lucrativos destinado à formação em Product Management com foco em mulheres, pessoas pretas, com deficiência, LGBTQIA+ e pessoas de baixa renda. A ação é organizada pela Product Haus, com parceria do Product Guru's e tem como objetivo tornar a área de produtos mais diversa, inclusiva e acessível a pessoas de todos os segmentos sociais. A expectativa é que 30 pessoas sejam beneficiadas pelo programa, que acontece de forma on line, ou seja, de qualquer lugar do Brasil é possível ser capacitado.

De acordo com Alex Ivonika, CEO da Product Haus, uma das maiores motivações do programa é a quantidade de vagas em tecnologia que não são preenchidas por falta qualificação de profissionais e oportunidade para grupos menos favorecidos. Esse gap pode chegar a 70 mil vagas por ano. O Product Manager é um profissional estratégico. Sua principal função é gerir o desenvolvimento do produto de todas as suas perspectivas, e garantir que o time está trabalhando coletivamente para a construção de um bom projeto.

“O mercado é formado, em sua maioria, por pessoas que estão no topo da pirâmide social. São homens, brancos e moradores da região Sudeste. Enquanto isso, a base da pirâmide é esquecida. São mais de 128 milhões de brasileiros sem acesso à educação e tecnologia, que é cara e o brasileiro médio não consegue acessar”, destaca o idealizador do programa.

Ele lembra, ainda, que são mais de 290.000 vagas em TI não serão preenchidas até 2024. Olhando para esta fatia do mercado e a crescente em vagas na área de produtos digitais, Ivonika buscou parceria para promover o impacto social e a transformação no mercado de Produtos. Hoje são mais de 4 mil vagas abertas para Product Management no Brasil com salários que partem de R$ 6.200, cum uma média de R$ 12 mil e até salários superiores a R$ 17 mil, segundo o glassdoor.

Como funciona o IMPACTO? - O programa é realizado em cinco etapas. Elas vão desde a  seleção de bolsistas até o acompanhamento de sua formação em escolas parceiras. “Também contamos com o apoio de empresas patrocinadoras. Essas empresas recebem o currículo dos nossos IMPACTADOS”, explica o idealizador. 

Em sua última edição, foram mais de R$ 100 mil em bolsas de estudos, distribuídas entre as seis principais escolas de formação de Product Management. A ação contou com 300 pessoas inscritas e a meta é que esse número seja ultrapassado nesta segunda edição. 

As inscrições foram abertas no último dia 01 e seguem até o dia 30 deste mês e trouxe uma grande novidade: agora, além de empresas, pessoas físicas também podem fazer a doação para que o programa amplie o seu impacto no mercado educacional para a área de TI. 

“O IMPACTO é um projeto sem fins lucrativos. Aceitamos doações de pessoas para que sejam revertidas em bolsas de estudos e financiamento de estudantes para que sigam evoluindo na sua jornada como PM. As doações das pessoas fazem uma diferença incrível. Por isso, criamos uma campanha de doação no site Vakinha”, destaca Ivonika. 

A primeira edição contou com apoio de empresas como a Thoughtworks, Ambev, Pipefy e nesta segunda edição, instituições como a Produtos Incríveis, Tera e Awari participam oferecendo bolsas para o programa de formação e contribuem para a diversidade na comunidade de produtos.

Parceria com a Product Guru’s - “O PG, forma carinhosa que chamamos a Product Guru’s, é uma comunidade voltada para a área de gestão de produtos digitais. Entendemos que quando o assunto é fazer produtos digitais, não existe um ‘eu’, mas sim a equipe e a colaboração entre as pessoas. Além de produzirmos conteúdos para a área, temos um objetivo muito comum com o projeto Impacto. Por isso, abraçamos a causa e vamos ajudar a fazer com que esse projeto seja ainda maior do que na última edição”. 

Estas palavras são de Paulo Chiodi, Fundador do “PG”, que além de criar conteúdos para a área, realiza um trabalho de apoio para profissionais em transição ou evolução em sua carreira na área de produtos.

O Product Guru’s foi criada em 2019 visando humanizar a área de gestão de produtos digitais, abordando ela de peito aberto com uma linguagem bem humorada com conteúdos simples, autênticos e humanizados.

"Acreditamos na força da comunidade e na democratização do conteúdo como missão. A grande mágica de fazer o PG é de compartilhar as histórias das pessoas que trabalham diariamente com medo, insegurança, pressão e assumem serem imperfeitas, mas tem forças para seguir evoluindo na área entregando soluções que impactam negócios e ajudam pessoas”, explica Chiodi.

Uma das últimas ações do Product Guru’s foi a de usar o seu alcance no Linkedin para divulgar os perfis de profissionais afetados nos layoffs ocorridos nos últimos meses no Brasil, fazendo conexões entre demitidos e empresas com vagas abertas. “Em uma das ações conseguimos ajudar 90% das pessoas a se realocarem no mercado de trabalho. Mas, isso é apenas um dos pontos que atuamos, estar com o programa Impacto e contribuir na formação qualificada de profissionais é uma realização para a gente”, reforça Chiodi.

Sobre a Product Haus - A Product Haus é uma plataforma de ensino destinada a pessoas em migração para a área de tecnologia e gestão de produtos digitais. Ela é formada por cursos, biblioteca de conteúdos e mentorias. É a que tem o melhor custo x benefício do mercado, e mais de 5 mil certificados já foram emitidos para estudantes da plataforma. A PH sempre teve em seu propósito ser acessível para ajudar a comunidade de gestão de produtos.

Para fazer a doação e ajudar o programa Impacto, os organizadores criaram uma “vakinha” aberta, sem valor mínimo de participação. Simpatizantes pela causa podem doar de forma simples, através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/impacto-2022-alex-ivonika

Já as inscrições para o Impacto podem ser feitas até o dia 30 de setembro através do link https://www.producthaus.com.br/impacto.

Gostou? Compartilhe