A rede pública de ensino de Maceió, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed), registrou mais uma vez crescimento em seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (08) e revelam que o Ideb de Maceió nas séries do 4º e 5º anos, que foi de 4.1 em 2013, em 2015 alcançou a pontuação de 4.4. Já o Ideb de Maceió das séries do 8º e 9º, que foi de 2.3 em 2011, em 2015 alcançou pontuação de 3.4 em 2015.
LEIA TAMBÉM
Entre 2009 e 2011 o Ideb de Maceió nas séries do 4º e 5º anos ficou estagnado na pontuação de 3.8. O Ideb das séries do 8º e 9º ano de 2013 não foi calculado devido à falta de alunos matriculados em quantidade suficiente na rede. Em 2015, com o aumento das matrículas nestas séries e os investimentos na educação nesta faixa de alunado, o Ideb das séries do 8º e 9º ano pôde ser calculado, registrando aumento.
“São projetos inovadores que a atual gestão implementou, como o apoio de organismos como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a reforma de unidades de ensino, a compra de material e fardamento escolar, a melhoria na merenda, a digitalização da matrícula e principalmente o empenho, muito empenho, dos servidores da Semed, entre eles os docentes e pessoal da apoio, que nos levaram a este aumento do Ideb. Maceió tem muito a comemorar”, afirmou a Secretária Municipal de Educação Ana Dayse Rezende Dórea.
A Escola Pedro Suruagy, no Tabuleiro, teve a maior média de toda a rede municipal e superou em quase um ponto a meta estabelecida. A unidade ficou com 5.8 e a meta era 4.9. A diretora Cícera Genilda Bezerra aponta o trabalho em equipe como um dos principais fatores para esse número tão expressivo.
“Com comprometimento e vontade de querer fazer a diferença, conseguimos colher resultados como esse. O mérito do crescimento da nossa escola no Ideb vai desde o porteiro à direção. Nosso trabalho tem início nas formações continuadas, com isso, procuramos inovar as práticas pedagógicas e vem dando certo. É assim que conseguimos alcançar o melhor resultado da rede, sempre procurando superar e melhorar nossos índices”, ressaltou a gestora.
O Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Em 2015, nas séries do 4º e 5º anos, Maceió ficou somente 0.1 ponto atrás da meta projetada pelo MEC para o Ideb, que era de 4.5 pontos. E a somente 0.3 pontos para alcançar a meta projetada nas séries do 8º e 9º anos do Índice, que era de 3.7 pontos.
+Lidas