Mais uma ação de combate ao furto de energia, o 7º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas, resultou na autuação de um hotel que fica localizado na Rodovia Altemar Dutra, em Piranhas, no Sertão de Alagoas. O flagrante aconteceu nessa quinta-feira, 21. Em um ano, o estabelecimento já foi autuado quatro vezes, e a Distribuidora estima uma perda de mais de 70.000 kWh, energia suficiente para atender mais de 700 residências durante um mês inteiro.
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Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o estabelecimento já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em maio e novembro de 2022, e no mês de abril de 2023. Nesta quinta-feira, as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente.
Durante a ação, a Polícia Militar encontrou no local, em posse do dono do estabelecimento, cerca de 60 metros de condutores de energia que haviam sido furtados da empresa. Segundo os militares, o dono do hotel poderá responder por furto de energia e receptação, crimes previstos nos artigos 155 e 180 do Código Penal Brasileiro.
O Dono do estabelecimento foi conduzido até a delegacia para realização dos procedimentos cabíveis.
Riscos e perigos
As ligações clandestinas geram diversos impactos negativos tanto para a população quanto para o sistema elétrico de distribuição de energia. Ao realizar uma ligação à revelia, o infrator coloca em risco a segurança dos moradores da localidade e também compromete a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região.
Vale ressaltar ainda que o furto de energia é um crime em que todos pagam a conta, já que perdas de furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.
Como denunciar furto de energia elétrica?
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial, por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br.
Ao acessar o site, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo:
O formulário conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.
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