O trabalho de limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares é uma tarefa que exige organização e planejamento, principalmente com as mudanças de comportamento provocadas na sociedade com a pandemia da Covid-19.
LEIA TAMBÉM
Seguindo orientação da gerência-geral do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e com o apoio da empresa Reluzir, as equipes redobraram os cuidados diários para garantir a manutenção de serviços e evitar a contaminação nas dependências da maior unidade pública de saúde do interior de Alagoas.
É um trabalho silencioso e discreto, mas fundamental para a proteção e a segurança dos profissionais de saúde, dos servidores e dos usuários do hospital. Acostumadas às exigências do protocolo de limpeza do hospital, que seguem todas as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as equipes de higienização reforçam o trabalho de limpeza nos leitos, enfermarias e outros setores do hospital, e até a própria higienização pessoal e o uso constante dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Segundo revela a enfermeira Rafaela Araújo, que coordena o setor de Hotelaria, Higiene e Gerenciamento de Resíduos no HE do Agreste, as equipes realizam o trabalho nos turnos da manhã, tarde e noite. Ela adianta que os profissionais são acompanhados por dois fiscais, que repassam relatórios diários das atividades para a coordenação e direção do hospital, que tem à frente a fonoaudióloga Bárbara Fernanda Albuquerque.
“É uma atividade muito importante nesse momento. Temos que somar esforços para enfrentar esse desafio da saúde mundial, que é o novo coronavírus”, acrescenta Rafaela Araújo.
LEIA MAIS
+Lidas