por Luan Paz
Tem coisa melhor do que ter sempre a mão um tempero fresquinho para colocar na comida? Chegar em nossa hortinha e pegar alecrim, manjericão ou orégano e colocar no frango, no macarrão ou naquela pizza caseira? Eu prefiro cozinhar com os produtos mais frescos possíveis, a comida fica com outro sabor, além de ser mais saudável e acredito que você também prefira.
LEIA TAMBÉM
Quanto mais espaço nós temos maior a possibilidade de ter uma horta diversa, mas e em apartamentos? Ou em casas que não tem quintal ou o espaço é muito pequeno? Saiba que nesses lugares também é possível fazer uma pequena horta e agora eu vou mostrar algumas plantas e ideias para você se inspirar e começar ou incrementar a que já existe. E não esqueça de mandar suas fotos no @primavera.paisagismo e deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários.
Uma das melhores opções é utilizar suas paredes e montar um jardim vertical, principalmente na varanda, um local que tem geralmente tem maior incidência de luz solar. Mas eu não tenho varanda e agora? Quando a varanda não é uma opção outro ambiente que podemos explorar e colocar nossa horta é a cozinha! Dificilmente teremos espaço para montar um jardim vertical nesse espaço, mas podemos colocar pequenos vasos, jardineiras ou mesmo garrafas pet com nossos temperos o mais próximo possível da janela.
Quais plantas posso utilizar em minha pequena horta?
1 – Alecrim: é uma planta resistente ao calor e à baixa umidade. Como precisa de sol, procure colocar em local que tenha pelo menos 3 horas de sol direto. No início, necessita de maior umidade no solo e depois de desenvolvida você pode utilizar um intervalo maior entre as regas, o mais indicado é adubar a cada dois meses e utilizar um solo com 1 parte de areia lavada a cada 3 partes de terra preta.
2 – Hortelã: o principal ponto a ser observado nos cuidados dessa planta é a rega, pois ela prefere ambientes úmidos, então regue diariamente, mas apesar da alta umidade, o solo precisa ser bem drenado para não apodrecer a raiz e seu hortelã morrer. Prefira colocar em locais com mais luminosidade, com a mesma recomendação do alecrim para esse caso.
3 – Pimentas: quem não gosta de uma boa pimenta? com uma variedade de sabores é um dos meus temperos preferidos, além de ser fácil de cultivar. Mantenha em um ambiente bastante iluminado, com a maior disponibilidade de luz solar direta, além de local mais quente. Regue diariamente, mas sem encharcar o solo que também deve ser bem drenado.
4 – Manjericão: talvez a mais complicadinha de cultivar, mas seguindo essas dicas fica mais fácil. O local deve ser iluminado e a planta precisa de, no mínimo 4 horas de luz do sol direta, além de preferir ambientes mais quentes para se desenvolver. A irrigação segue a recomendação para deixar o solo úmido, mas sem encharcar e prefira usar um solo bem drenado.
5 – Coentro: o tempero queridinho do nordeste brasileiro e seu cultivo é relativamente simples e fácil. As recomendações de sol e umidade são similares aos do manjericão e podem ser colhidas 60 dias após o plantio.
6 – Tomilho: é uma das mais resistentes e fáceis de cuidar, com grande tolerância a clima quente e seco. O solo precisa ser bem drenado e adubado apenas 1 vez por ano. Mantenha seu tomilho o maior tempo possível no sol e procure regar apenas quando o solo estiver seco, pois é fácil matar por excesso de água.
Crédito das Imagens: Unsplash
+Lidas