por Deisy Nascimento
No dia 31 de julho é celebrado o dia do vira-lata! Essa data surgiu como forma de reforçar a importância do combate ao abandono e eu quero trazer para vocês a felicidade que é ter um cãozinho ou gatinho Sem Raça Definida (SRD).
LEIA TAMBÉM
De alguns anos para cá protetores de animais falam sobre a valorização dos cães sem raça definida e também revelam a necessidade da adoção responsável. Eu já fiz parte de uma ONG e sempre fiz campanhas para a adoção deles, já que os virinhas são sempre os rejeitados por não serem de raça pura.
Vira-lata! Esse termo carinhoso para denominar cães e gatos sem raça definida é usado para pets que têm uma mistura de raças.
Bem, a data tem o objetivo de promover a adoção responsável desses animais. Embora haja um crescente interesse pelos vira-latas, o número de animais em situação de vulnerabilidade ainda é grande. No Brasil há mais de 184.960 animais abandonados ou resgatados por maus-tratos, sob tutela de ONGs e grupos de Protetores, de acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil. Destes, 96% são cães e 4% são gatos.
Posso dizer, ainda, que o número de adoção de gatos cresceu, principalmente em Alagoas. Isso porque muitas pessoas foram morar em apartamentos e optam pelo gato, já que o tamanho do felino é padrão, geralmente. No caso de cães filhotes que são virinhas é mais complicado saber que tamanho irá ficar, pois quase nunca se sabe quem são os pais, pois são abandonados.
Eu, por exemplo, tenho seis pets sendo quatro sem raça definida, ou melhor, vira-lata! Amo todos eles independente de raça ou cor!
Façam o mesmo! Adotem um pet! Eles são símbolos de amor e lhe de muitas alegrias!