HGE e HE do Agreste prestam assistência a mais de 1500 pessoas no feriado de Carnaval

Publicado em 03/03/2022, às 16h24
Foto: Reprodução/Ascom Sesau
Foto: Reprodução/Ascom Sesau

Por Ascom Sesau

Acidentes de trânsito ceifaram a vida de pessoas e deixaram alguns feridos, durante o feriadão de Carnaval, como noticiado pelos meios de comunicação alagoanos. O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, recebeu 280 usuários que se feriram em acidentes, 99 deles envolvendo ocorrências de trânsito. Também foi registrado o atendimento a 166 pessoas que se feriram em acidentes casuais e 15 que ficaram lesionadas em acidentes de trabalho.

Entretanto, o maior número de assistências no período carnavalesco foi o relacionado a atendimentos considerados clínicos, como Acidentes Vasculares, por exemplo, totalizando 540 entradas na maior unidade hospitalar de emergência do Estado. O HGE ainda recebeu 43 pessoas que foram agredidas, quatro que sofreram queimaduras e uma que se afogou, finalizando em 874 acolhimentos entre o sábado (26) e a quarta-feira de Cinzas (2).

Pedro José Matias, de 63 anos, foi um dos pacientes atendidos durante o feriadão de Carnaval, com um quadro de Hemorragia Digestiva Alta (HDA), considerada uma emergência médica. Agora ele se recupera, após passar muito mal em um encontro comemorativo entre familiares.

Paulo Teixeira, médico e gestor do HGE, explicou que a Hemorragia Digestiva Alta se apresenta quando há sangramentos nas regiões que atuam na digestão, como o esôfago, o estômago, o duodeno ou o intestino delgado. A principal causa é a falta de equilíbrio nas mucosas dos órgãos do sistema digestivo, causando sangramentos.

“Essa falta de equilíbrio pode ser desencadeada por várias motivações, entre elas a gastrite, úlcera gástrica e péptica, abuso de medicamentos, e também pode acontecer com pessoas que tiveram queimaduras graves e realizaram cirurgias de Alta Complexidade, por exemplo. O internamento é necessário para conter a hemorragia e descobrir as causas“, destacou o médico e gerente do HGE.

A unidade hospitalar de emergência ainda pontuou 680 altas, 305 internações, 198 transferências e 72 procedimentos cirúrgicos, sendo a maioria deles da área de cirurgia geral, com 32 procedimentos de emergência, seguidos das cirurgias ortopédicas, que foram 15.

HE do Agreste atende mais de 730 pessoas durante o feriadão de Carnaval

O período de Carnaval foi marcado pelo acolhimento a 737 pacientes no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Do total de pacientes atendidos, 182 apresentavam ferimentos provocados por acidentes de trânsito, que representaram 24,6% dos acolhimentos.

Das pessoas feridas em razão de acidentes de trânsito atendidas no HEA entre o sábado (26) e a quarta-feira de Cinzas (2), 161 se envolveram em acidentes com motocicletas, sendo 110 casos somente de quedas de moto. Os dados foram computados e divulgados pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da maior unidade hospitalar do interior do Estado.

Os plantonistas do HE do Agreste atenderam ainda 113 pessoas feridas em razão de queda da própria altura e 39 por queda de altura. Deram entrada, ainda, 29 pacientes que sofreram agressão (pauladas, arma branca, arma de fogo), 24 que foram picadas por escorpião e nove que sofreram mordidas de cachorro.

Ainda foram acolhidos usuários com “corpo estranho” no olho, ou ouvido, ou garganta ou ainda narina, no total de 63 pessoas. Das 737 pessoas acolhidas no período carnavalesco, 686 receberam alta médica, aconteceram duas remoções e 49 pessoas ficaram internadas.

Gostou? Compartilhe