HGE atende 48 feridos em acidentes de trânsito no fim de semana

Publicado em 21/03/2022, às 13h20
Divulgação/Ascom HGE
Divulgação/Ascom HGE

Por Ascom HGE

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 309 atendimentos durante o plantão do último fim de semana. Foram assistidos 185 pacientes que apresentaram casos clínicos, 110 que deram entrada na unidade com ferimentos em razão de acidentes, nove que estavam feridos em decorrência de agressões, quatro que sofreram queimaduras e uma pessoa que atentou contra a própria vida.

Entre os pacientes que sofreram acidentes, 48 se feriram no trânsito, sendo 30 após sofrerem quedas de motocicletas. Outros 16, foram levados ao HGE depois que os veículos onde trafegavam sofrerem colisões, um depois de se ferir em uma queda de bicicleta e outro após ter sido atropelado. Os demais se feriram em acidentes casuais e em atividades de trabalho. 

Para o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira, o quantitativo de atendimentos a pessoas feridas em acidentes foi preocupante. “Até porque a maioria é resultado de alguma desatenção ou imprudência. Os acidentes de trânsito, por exemplo, representam uma mistura de excesso de velocidade, ingestão de álcool, uso do celular e outros desrespeitos à legislação. São situações que colocam em risco a vida de quem está dentro e fora do veículo”, explicou o gerente do HGE.

Ao mesmo tempo, os plantonistas conseguiram viabilizar 252 altas médicas, 121 internamentos, 46 transferências e 40 procedimentos cirúrgicos. Um resultado do esforço das ações conjuntas lideradas também pelos supervisores médico e administrativo e coordenadores de áreas.

“É um trabalho diário que exige o envolvimento de todos. O resultado é a rotatividade dos leitos, o que nos permite acolher mais cidadãos que precisam do nosso serviço de urgência e emergência de Média e Alta Complexidade. Isso nos ajuda a restabelecer a saúde das pessoas e reingressá-las a sua rotina familiar”, concluiu o gestor.

Gostou? Compartilhe