Hemoal Arapiraca suspende coleta de sangue neste sábado para manutenção do gerador

Publicado em 06/05/2022, às 17h31
Ascom Hemoal
Ascom Hemoal

Por Ascom Sesau

Excepcionalmente neste sábado (7), a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no bairro Eldorado, não funcionará para coleta de sangue, em virtude da manutenção preventiva no gerador do órgão. Já a Unidade Maceió, situada no bairro Trapiche, vai atender voluntários normalmente, das 7h30 às 17h.

No caso da Unidade Arapiraca, por se tratar de um serviço de urgência e emergência, é obrigatório funcionar com um gerador, para que seja acionado em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Essa medida assegura que os setores do órgão funcionem normalmente, assegurando o processamento e acondicionamento do sangue coletado para atender as maternidades e hospitais.

“Assim como acontece na Unidade Maceió, atuamos seguindo os padrões estabelecidos pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e, desse modo, é necessário realizar, periodicamente, a manutenção do gerador. Essa medida está contemplada no Plano de Contingência da Hemorrede Pública de Alagoas”, explicou a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.  

Critérios  – Segundo o Ministério da Saúde (MS) determina que, para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais.

Com relação ao voluntário que se infectou pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o candidato à doação de sangue teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.

O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável, ainda, comparecer bem alimentado, usando máscara e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Quanto às vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Quanto aos imunizantes tenham sido AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Gostou? Compartilhe