Heineken retira comercial do ar após acusação de racismo

Publicado em 28/03/2018, às 18h57

Por Redação


A Heineken tirou do ar nesta terça-feira um vídeo de anúncio da versão light da cerveja da marca após acusações de que a propaganda seria racista. O comercial do produto foi alvo de críticas dos consumidores em redes sociais  (veja vídeo abaixo).

O anúncio mostra um barman enviando uma garrafa de cerveja a uma cliente que ele vê através de binóculos. Ele faz a bebida chegar até a mulher fazendo-a deslizar em cima do balcão. No trajeto, são mostradas, em sua maioria, pessoas negras.

O que causou a fúria dos consumidores é o slogan usado na campanha, que aparece logo após a cena. A frase é “Sometimes, lighter is better” . “Lighter” pode ser traduzido tanto como “mais leve” como “mais claro”. Dessa forma, o texto pode dizer tanto “algumas vezes, mais leve é melhor” quanto “algumas vezes, mais claro é melhor”.

Um dos críticos foi o rapper americano Chance The Rapper, que comentou o assunto em seu Twitter – ele tem 7,6 milhões de seguidores. O músico criticou o vídeo e disse suspeitar que ele tenha sido feito dessa forma intencionalmente. “Acho que algumas empresas estão divulgando propagandas visivelmente racistas para que consigam mais visualizações”, escreveu.


<twitterwidget class="twitter-tweet twitter-tweet-rendered" id="twitter-widget-0" data-tweet-id="978078809995046912" style="border: 0px; margin-top: 10px; margin-bottom: 10px; padding: 0px; box-sizing: border-box; list-style: none; outline: 0px; max-width: 100%; position: static; visibility: visible; display: block; transform: rotate(0deg); width: 500px; min-width: 220px; margin-right: auto !important; margin-left: auto !important;">

I think some companies are purposely putting out noticably racist ads so they can get more views. And that shit racist/bogus so I guess I shouldn’t help by posting about it. But ???? I gotta just say tho. The “sometimes lighter is better” Hienekin commercial is terribly racist omg

</twitterwidget>



Procurada, a empresa disse que o slogan faz referência aos benefícios da cerveja em si e ao fato de ter poucas calorias. “A Heineken reforça que não teve a intenção de causar  desconforto aos seus consumidores em nenhum momento”, diz trecho da nota.

Gostou? Compartilhe