O ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU) Guilherme Palmeira recebe nesta terça-feira (19), às 9h, a Comenda Divaldo Suruagy, outorgada pela Câmara Municipal de Maceió por indicação da vereadora Silvânia Barbosa.
LEIA TAMBÉM
Reconhecido como um dos grandes nomes da vida pública alagoana, Guilherme Palmeira foi duas vezes deputado estadual, governador de Alagoas (1979 a 1982), senador por Alagoas em duas legislaturas (1983-1988 e 1991-1999) e prefeito de Maceió (1989-1990).
Guilherme Palmeira foi empossado como ministro da mais alta Corte de Contas do Brasil em 4 de agosto de 1999, tendo exercido a presidência da casa no período de setembro a dezembro de 2006. Foi vice-presidente do TCU no ano de 2007, vindo a aposentar-se em 2008.
Pai do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o ministro Guilherme Palmeira tem na família outros nomes de representatividade no cenário político alagoano e nacional, como o senador Rui Palmeira, seu pai, que também foi deputado estadual, e é irmão do deputado federal constituinte Wladimir Palmeira (1987-1990 e 1991-1994), radicado no Rio de Janeiro.
A honraria
Criada em 2015 por iniciativa da vereadora Silvânia Barbosa, a Comenda Divaldo Suruagy é concedida a políticos com reconhecida trajetória na história de Alagoas. “Criar esta comenda foi uma forma de homenagear o ex-governador Divaldo Suruagy, que nos deixou em março de 2015”, explica a vereadora.
Três vezes governador do Estado, duas vezes deputado federal, uma vez prefeito de Maceió, deputado estadual e senador, Divaldo Suruagy foi amigo e correligionário do ministro do TCU, primeiro a ser agraciado com a honraria. “Guilherme Palmeira é uma referência na política alagoana que ficará na história, passará de geração para geração. Ele é mais do que merecedor desta homenagem”, afirma Silvânia Barbosa.
A comenda será entregue em solenidade marcada para as 9h desta terça-feira (19) na sede da Associação Comercial de Maceió em Jaraguá.
LEIA MAIS
+Lidas