LEIA TAMBÉM
O ex-governador de Alagoas, Guilherme Palmeira, que encerrou sua carreira política como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), recebeu nesta terça-feira (19) a comenda Divaldo Suruagy, em reconhecimento aos atos praticados durante sua vida pública.
A solenidade de entrega foi realizada na Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá.
Palmeira foi duas vezes deputado estadual, governador de Alagoas (1979 a 1982), senador por duas legislaturas (1983-1988 e 1991-1999) e prefeito de Maceió (1989-1990). Foi empossado como ministro do TCU em agosto de 1999, tendo exercido a presidência da casa no período de setembro a dezembro de 2006. Foi vice-presidente do TCU no ano de 2007, e aposentou-se em 2008.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, filho de Guilherme Palmeira, comentou a amizade entre o homenageado e o também ex-governador de Alagoas, Divaldo Suruagy, e brincou sobre não ser visto publicamente com o pai.
“Isso [de não estarmos juntos em uma solenidade] é culpa dele [risos]. Ele realmente evita participar de cerimônias, mas fez questão de vir pela homenagem a Suruagy, que foi um grande amigo, um grande parceiro, nas horas boas e ruins. Todo mundo sabe que, na política, amizade é coisa rara, mas eu convivi com isso, que perdurou até o fim da vida de Suruagy, mas que meu pai vai carregar para sempre”, afirma Rui.
Para o secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, que foi secretário da Fazenda no governo Guilherme Palmeira, ele foi o melhor governador que Alagoas já teve.
“Eu acho um ato de justiça [a comenda]. Sem querer ofender ninguém, mas Guilherme foi de longe o maior governador que esse estado já teve. Foi quem começou o grande desenvolvimento deste estado, foi quem criou o polo cloroquímico, foi quem traçou as metas para a modernização de Alagoas. Fora isso, foi um belo prefeito, deputado estadual, senador, ministro do TCU, mas sempre com o olhar voltado para Alagoas”, elogiou.
Emocionado, Guilherme falou sobre a homenagem e afirmou sentir-se orgulhoso pela honraria; assista à entrevista:
Para a vereadora Silvânia Barbosa, que propôs a honraria ao ex-governador, a escolha dele para ser o primeiro agraciado com a comenda se deu pela amizade que existiu entre Palmeira e Suruagy.
“As pessoas acreditam que na política não temos amigos, mas é possível ter amigos sim. Eu acredito nisso. Assim não poderia ser diferente, uma vez que Guilherme Palmeira era um grande amigo, amigo-irmão de Suruagy. Tanto que a família se emocionou muito conversando comigo”, justificou.
A honraria
Criada em 2015 por iniciativa da vereadora Silvânia Barbosa, a Comenda Divaldo Suruagy é concedida a políticos com reconhecida trajetória na história de Alagoas. Suruagy foi três vezes governador de Alagoas, duas vezes deputado federal, uma vez prefeito de Maceió, deputado estadual e senador.
LEIA MAIS
+Lidas