por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Após o fechamento da fábrica da Troller, o Ceará voltará a ter uma montadora com a chegada da Adventures Off Road que está em testes finais para homologação do seu URV – Veículo Recreativo Utilitário.
O modelo será equipado com o motor EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina COM 121 cv a 5250 RPM. O torque é de 181 Nm a 2500 RPM e o câmbio émanual com 5 marchas e a ré.
Quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer testes também em pistas no Interior de Minas Gerais. A previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e início da pré-venda para o público.
Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).
Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”.
O motor Volkswagen turbo, segundo Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica Moacir.
Moacir tem experiência de 25 anos na área de Engenharia Automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.
MAIS QUE UM UTV: O GUEPARDO É UM URV
Mas o detalhe é que o GUEPARDO É MAIS QUE UM UTV. Ele é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário).
Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.”
O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado.Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.
URV GUEPARDO
FICHA TÉCNICA
Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas