Alagoas conheceu nesta terça-feira (25) as cinco empresas certificadas pelo Great Place To Work (GPTW) como Melhores Para se Trabalhar em Alagoas, edição 2023. A certificação é global e avalia de forma rigorosa pontos como desenvolvimento, liderança, comunicação, reconhecimento e benefícios das empresas para com os colaboradores. A premiação foi realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, e reuniu, pela primeira vez após a pandemia, representantes de diversas empresas, além de autoridades do Município e do Estado.
LEIA TAMBÉM
CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO |
Neste novo ranking estadual foram premiadas cinco empresas, três de médio e grande portes e duas de pequeno porte. Para participar do ranking da GPTW, as empresas precisam iniciar uma jornada de certificação e atender dois critérios mínimos: uma nota de 70% de satisfação das pessoas e uma amostragem mínima de colaboradores. A consultoria é contratada pelas empresas interessadas, mas o selo de certificação não é comercializado, de modo que nem todas as empresas que participam da pesquisa conseguem a certificação. O evento foi apresentado pela jornalista Beatriz Lacerda, da TV Pajuçara.
Este ano, foram premiados:
Na CATEGORIA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - O primeiro lugar ficou com o Hotel Best Western Premier Maceió. O segundo lugar ficou com a Tamo Junto Entretenimento.
Já na CATEGORIA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE foram premiadas: Agreste Saneamento (1º Lugar); Solar Coca-Cola (2º Lugar) e Maple Bear Canadian School.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA MAIS SOBRE AS 5 EMPRESAS PREMIADAS |
“Atingindo esses dois critérios mínimos, as empresas se tornam certificadas pelo GPTW como um excelente lugar para trabalhar e se tornam também elegíveis a participar de nossos rankings de melhores empresas para se trabalhar no Brasil ou de algum ranking regional, como é esse de Alagoas. Este ano, tivemos 15 empresas inscritas e cinco premiadas. A gente teve um crescimento expressivo comparado ao ano passado no que trata sobre o impacto na vida das pessoas. No ano passado, conseguimos impactar cerca de 2500 pessoas através desse ranking, e esse ano a gente impactou cerca de 6000. Então, a gente teve um aumento significativo nessa representatividade, explicou Thaís Pio, gerente de Novos Negócios, do GPTW.
A gerente pontua ainda a postura que deve ser adotada pelas empresas para conquistarem o tão esperado selo de certificação. "Basicamente, eu diria que as empresas precisam colocar as pessoas no centro da estratégia. Certamente não é fácil chegar até aqui. Mas, com certeza, essas empresas chegaram porque elas colocaram as pessoas no centro. Então, tudo é feito pensando no bem-estar dos colaboradores e consequentemente isso acaba impactando positivamente a vida das pessoas dentro e fora das organizações", frisou.
Realizado em mais de 50 países ao redor do mundo, o GPTW incluiu Alagoas em seu radar no ano de 2015, através da aliança com o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). “É uma parceria estratégica do PSCOM, cujo objetivo é trazer para o estado uma metodologia aplicada pelo GPTW, que é uma instituição que atua não só no Brasil, mas em vários países do mundo. E a ideia é que a gente traga este selo de reconhecimento das melhores empresas para se trabalhar, selo este conquistado pelas empresas através da avaliação de seus próprios colaboradores, de forma transparente e de forma que ninguém se expõe”, ressaltou Leonardo Sampaio, diretor-executivo do PSCOM.
“Os colaboradores avaliam a empresa nos seus diversos aspectos, seja de capacitação, seja de transparência, seja de liderança ou de possibilidade de crescimento. Com o resultado dessas pesquisas, as empresas se ajustam para melhor atender as expectativas do colaborador. E o resultado disso são colaboradores satisfeitos e empresas que vão buscar o alcance de suas metas e objetivos", acrescentou.
Patrícia Oliveira, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Alagoas (ABRH/AL), ressaltou os ganhos para as empresas com a consultoria do GPTW. "Estimula o colaborador a ser mais criativo, a ser mais engajado, a trazer mais ideias, trazendo mais produtividade, comprometimento e se sentindo bem onde ele está. O GPTW tem essa vertente de viabilizar e eleger as melhores empresas para trabalhar. São empresas que estão preocupadas com o ambiente de trabalho, melhores relações de trabalho com os colaboradores. É importante essa iniciativa de viabilizar esse prêmio para despertar nas pessoas o entendimento do quanto a gestão de pessoas é importante e traz resultados", disse.
Para a representante da ABRH/AL, Jennifer Lins, a chegada do GPTW faz com que as empresas de Alagoas se movimentem para melhorar seus ambientes e relações de trabalho. "Quem começou esse trabalho foi Dani Maciel, que estava à época à frente da ABRH Alagoas e fez toda essa reunião de parceiros para que o prêmio pudesse vir a Alagoas. A partir do momento que a empresa adota uma iniciativa como esta, ela melhora as relações de forma geral. É uma relação de troca, a empresa ganha por ser reconhecida pelo esforço em melhorar o ambiente de trabalho e colaborador ganha sendo beneficiado, trabalhando numa empresa que tem esse olhar de valorização", complementou.
LEIA MAIS
+Lidas